Crusoé: Generais da era Franco pedem golpe contra Pedro Sánchez
Um grupo de militares aposentados da Espanha, ligados a Associação de Militares Espanhóis (AME), pediu em carta pública nesta quinta-feira, 16, a deposição de Pedro Sánchez do cargo de primeiro-ministro...
Um grupo de militares aposentados da Espanha, ligados a Associação de Militares Espanhóis (AME), pediu em carta pública nesta quinta-feira, 16, a deposição de Pedro Sánchez do cargo de primeiro-ministro. O deputado, do Partido Socialista Espanhol (PSoE) foi novamente empossado no posto, após obter a maioria para formação de um governo.
Na carta, divulgada no site do grupo, o pedido é de um golpe de Estado explícito. Considerando haver uma falha generalizada das autoridades públicas, o grupo de militares e generais da reserva.
“Preocupados pelo que a Espanha está se tornamos, pedimos aos responsáveis da defesa do ordenamento constitucional, a destituição do presidente do governo e a convocatória de eleições gerais, ao que submetemos a consideração da cidadania espanhola, para preveni-la e que tome consciência da gravidade da situação atual”, conclui o manifesto, escrito em um único longo parágrafo.
Os golpistas argumentam que o governo de Pedro Sánchez não leva as instituições militares a sério e, mais ainda, pode colocar a integridade nacional do país em risco ao permitir maiores direitos à região autônoma da Catalunha, onde fica Barcelona, a segunda maior cidade do país. A chegada de Sánchez ao poder se dá com um acordo com a base catalã no Congresso, em troca da anistia aos presos e condenados por pedir a independência da região, em 2017.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)