Crusoé: “Espero que consiga dar conta do recado”, diz Lula sobre Delcy
Petista defendeu soberania da Venezuela e comentou sobre possível encontro com Donald Trump
O presidente Lula (PT) afirmou nesta terça-feira, 27, que é importante que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, permita que a Venezuela cuide da “própria soberania”.
Durante viagem ao Panamá, o petista disse esperar que a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, consiga “dar conta do recado” diante do atual cenário político no país.
“Eu conversei duas vezes com a presidente Delcy, mas não entrei em detalhe porque ela estava muito preocupada com os acontecimentos que eram muito recentes. Eu, proximamente, vou falar com a presidenta Delcy. Eu espero que ela consiga dar conta do recado. É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa cuidar da sua soberania, cuidar dos interesses democráticos da Venezuela”.
Para Lula, apenas o próprio povo venezuelano encontrará uma “solução” para a crise no país.
“Está tudo muito recente e eu acho que nós temos que ter um pouco de paciência, porque quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano. Não será o Brasil, não será os Estados Unidos, será a Venezuela. E nós temos que ter paciência e ajudar com que o povo venezuelano possa cuidar do seu destino.”
Encontro com Trump
Lula afirmou ainda que deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em março.
Os dois conversaram por telefone na segunda-feira, 26, mas ainda não definiram uma data oficial para a visita do petista a Washington.
“Eu espero marcar com o presidente Trump no começo de março. Eu vou fazer uma viagem a Washington. Porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente. E eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos”, disse.
Segundo Lula, a relação…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Rogerio Bandeira de Gouvea Machado
27.01.2026 22:03comparar os EUA com o Brasil como democracia e um escárnio desse m