Crusoé: entenda os três tipos de túneis do Hamas em Gaza
O maior túnel do Hamas tem 4 quilômetros de comprimento e uma profundidade de 50 metros, o equivalente a um prédio de treze andares. Para percorrê-lo em sua totalidade, é preciso caminhar por 10 minutos...
O maior túnel do Hamas tem 4 quilômetros de comprimento e uma profundidade de 50 metros, o equivalente a um prédio de treze andares. Para percorrê-lo em sua totalidade, é preciso caminhar por 10 minutos.
Os israelenses tinham conhecimento do túnel, mas não tinham ideia de que a construção de concreto chegasse tão perto da fronteira. Uma das aberturas do túnel fica a 400 metros da passagem de Erez, cerca de quatro quarteirões. A passagem liga Israel à Faixa de Gaza.
Em um vídeo divulgado nesta segunda, 1º, pelo major Rafael Rosenshein (foto), porta-voz das Forças de Defesa de Israel, FDI, o militar dá mais detalhes sobre a descoberta.
“Pela passagem de Erez entravam palestinos para receber atendimento médico nos hospitais israelenses. Só em 2022 entraram em Israel 7 mil palestinos para receber atendimento médico. No primeiro semestre de 2023, foram 5 mil palestinos que entraram em território israelense. Cerca de 18,5 mil palestinos tinham visto de trabalho para trabalhar em território israelense. A passagem de Erez era um símbolo de coexistência entre Israel e os palestinos na Faixa de Gaza“, diz Rosenshein.
De acordo com o major, há três tipos de túneis na Faixa de Gaza. O primeiro é o dos que foram feitos para viabilizar a entrada em território israelense. O segundo é o que permitia aos terroristas se moverem dentro do território. São menores e comunicam as várias trincheiras. “O terceiro tipo é o de túneis estratégicos, maiores, construídos para ter uma base terrorista, para esconder os líderes terroristas do Hamas e armazenar armamento“, diz o major. O túnel de 4 quilômetros reúne características dos três tipos, e conecta escolas, mesquitas e hospitais.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)