Crusoé: Entenda a proibição de visto para estudantes nos EUA
Rubio cancelou mais de 300 vistos – principalmente de estudantes – e orientou os consulados a monitorar com mais rigor suas atividades
As autoridades dos Estados Unidos anunciaram um endurecimento nas verificações para a concessão de vistos a estudantes estrangeiros, uma medida que também se aplica a participantes de programas de intercâmbio e professores visitantes.
Os cidadãos chineses estão entre os mais afetados por essa nova regulamentação, que impede, por tempo indeterminado, os consulados americanos de agendarem novos atendimentos para pedidos de visto.
O comunicado que implementa essa mudança foi enviado às embaixadas e consulados americanos ao redor do mundo na última terça-feira.
O secretário de Estado, Marco Rubio, instruiu essas missões diplomáticas a suspenderem, até novo aviso, o agendamento para vistos de estudante e intercâmbio.
A proposta envolve uma análise mais rigorosa das atividades em redes sociais dos candidatos, conforme reportado inicialmente pelo veículo online “Politico”.
Os tipos de visto afetados incluem as categorias F, M e J, destinadas a estudantes e intercambistas além de professores visitantes internacionais. Os agendamentos já realizados continuarão válidos.
Revogar visto dos chineses
Na quarta-feira, Rubio reiterou que a administração americana pretende revogar os vistos de estudantes chineses já matriculados e endurecer as regras para futuros requerentes oriundos da República Popular da China.
Segundo a breve nota oficial, o Departamento de Estado trabalhará em conjunto com o Departamento de Segurança Interna para anular vistos de estudantes com vínculos com o Partido Comunista ou que estejam matriculados em áreas consideradas “críticas”, como aquelas relacionadas à defesa e tecnologia.
A quantidade exata de estudantes impactados ainda não foi divulgada, assim como possíveis exceções à nova regra.
Harvard e outras universidades
Há duas semanas, o governo americano havia informado que a Universidade Harvard não poderia aceitar novos estudantes internacionais por tempo indeterminado.
Os alunos já inscritos foram instruídos a encontrar outra instituição imediatamente ou corriam o risco de perder suas permissões de permanência nos EUA. Contudo, essa ação foi temporariamente bloqueada por um…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)