Crusoé: Em Cuba, a gasolina vai aumentar 500% (de uma vez)
Os 11,2 milhões de habitantes em Cuba foram surpreendidos na segunda-feira, 8, com um anúncio do ministro das Finanças e Preços do país, Vladimir Regueiro, na TV estatal. A energia para a indústria subiu automaticamente em 25%. O gás natural vai ter um aumento programado para o dia 1º de março...
Os 11,2 milhões de habitantes em Cuba foram surpreendidos na segunda-feira, 8, com um anúncio do ministro das Finanças e Preços do país, Vladimir Regueiro, na TV estatal. A energia para a indústria subiu automaticamente em 25%. O gás natural vai ter um aumento programado para o dia 1º de março.
E a gasolina vai aumentar, dos atuais 25 pesos cubanos (5,08 reais, na cotação de hoje) para 132 pesos cubanos (26,84 reais) por um litro. A gasolina aditivada subirá de 30 pesos (6,10 reais) para 156 pesos (31,72 reais), um aumento de 520% a partir de 1º de fevereiro.
O país — comandado por uma ditadura comunista desde o final dos anos 1950 — reconheceu que não consegue mais manter os preços da energia no país com os atuais subsídios ao consumo das famílias e empresas. O ministro da Economia, Alejandro Gil, já apontava esta questão no ano passado.
Nem com o empurrãozinho da Venezuela, que é uma das principais exportadoras de petróleo para Havana, será possível manter o padrão de vida atual no país (que, aliado ao embargo econômico de décadas dos EUA, faz com que cubanos tenham carros sexagenários ainda em circulação).
Toda essa sopa deve pressionar a ditadura de Miguel Díaz-Canel a continuar com a maior inflação da América Latina, pelo segundo ano seguido.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)