Crusoé: “Eleição na Argentina acirrada a 9 dias, dizem pesquisas”
Os três principais institutos de pesquisa eleitoral que previram a liderança do ministro da Economia, o peronista Sergio Massa...
Os três principais institutos de pesquisa eleitoral que previram a liderança do ministro da Economia, o peronista Sergio Massa, no primeiro turno da eleição presidencial na Argentina já publicaram, cada um, dois levantamentos sobre o segundo turno.
Trata-se da brasileira AtlasIntel, da CB Consultora e da Proyección Consultores.
No primeiro turno da eleição na Argentina, o ministro da Economia liderou com 36,7% dos votos. O libertário Javier Milei, que o enfrenta nesta segunda etapa, em 19 de novembro, teve 30% dos votos. Foi uma diferença de quase sete pontos percentuais a favor do peronista.
A AtlasIntel foi a mais certeira sobre a diferença entre Massa e Milei; a CB Consultora, a mais correta sobre a performance dos outros três presidenciáveis; e a Proyección, a mais próxima do resultado nominal do peronista.
Os levantamentos dos três institutos de pesquisa para o segundo turno apontam uma disputa acirrada e estabilizada desde uma primeira migração de votos da terceira colocada, a macrista Patricia Bullrich, a Milei, após o ex-presidente Mauricio Macri orquestrar e selar uma aliança com o libertário.
Outro ponto importante são os pisos e tetos eleitorais de cada candidato. Em outras palavras, o quanto de votos cada um tem garantido e o máximo que podem alcançar.
Esses índices…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)