Crusoé: Disputa na fronteira com o México
Por que a imigração voltou a ser um dos principais temas da eleição americana — e como isso pode atrapalhar Joe Biden
Os Estados Unidos são um país aberto e formado por imigrantes, mas hoje parece incapaz de resolver uma crise de imigração na sua fronteira com o México. O assunto foi muito bem aproveitado pelo republicano Donald Trump, que se elegeu em 2016 prometendo construir um muro entre os dois países e fazer os mexicanos pagarem por ele. Este ano, o tema volta com força ainda maior e pode atrapalhar a reeleição de Biden — e novamente favorecer Trump.
A imigração este ano é a principal preocupação dos americanos, segundo uma pesquisa do instituto Gallup divulgada no final de fevereiro. Cerca de 28% dos entrevistados citam o tema. É a primeira vez desde 2019 que o assunto lidera a lista de problemas na cabeça dos eleitores. O governo (20%), a economia (12%) e a inflação (11%) também preocupam o eleitorado, mas não tanto.
Trump tem dito que a entrada de imigrantes ilegais tem causado um aumento de violência nas cidades. Como os abrigos para estrangeiros e a população de rua têm crescido, seu argumento acaba sendo incorporado por muitos americanos. Nos quatro anos em que foi presidente, Trump não ergueu o muro que ele prometeu em campanha. Um trecho da construção até saiu do papel, cerca de 350 quilômetros, incluindo reforma de barreiras existentes, mas fechar os 3.141 quilômetros de fronteira sudoeste por completo continua sendo impraticável.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)