Crusoé: conflito entre Israel e palestinos se estende para dentro de cidades israelenses
Em reportagem na Crusoé que foi ao ar nesta sexta (14), Duda Teixeira mostra como o conflito histórico entre Israel e palestinos ganhou uma nova dimensão nesta semana ao se estender para dentro de cidades israelenses...
Em reportagem na Crusoé que foi ao ar nesta sexta (14), Duda Teixeira mostra como o conflito histórico entre Israel e palestinos ganhou uma nova dimensão nesta semana ao se estender para dentro de cidades israelenses.
“Diversas cidades registraram choques sangrentos entre judeus e árabes-israelenses — os habitantes de Israel que têm origem árabe e perfazem 20% da população. Não foi, portanto, um confronto circunscrito aos palestinos que moram nos territórios da Cisjordânia e da Faixa de Gaza e que não possuem cidadania israelense. Incitados por líderes radicais e vídeos das redes sociais, eles saíram armados com armas e coquetéis molotov queimando sinagogas, lojas, colégios, carros e casas de judeus nas regiões de Lod e Acre. Por sua vez, ultranacionalistas judeus espancaram árabes, incendiaram seus carros e depredaram lojas em Tel Aviv, Tiberíades e Bat Yam.
Com as notícias já correndo o mundo, líderes árabes incitaram ainda mais a população, enquanto políticos israelenses pediram calma e descreviam o que parecia o início de uma guerra civil. ‘O que está acontecendo agora é algo que nunca vimos. Não sei o que o futuro nos reserva, mas estamos muito perto de uma nova realidade, em que cidades de Israel terão de ser submetidas a controle militar’, diz Shaul Bartal, professor de estudos palestinos na Universidade Bar-Ilan.”
LEIA AQUI a íntegra da reportagem; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)