Crusoé: Como Yahya Sinwar foi eliminado
O líder do Hamas foi eliminado durante operação de patrulha das FDI na quarta, 16, mas a confirmação só ocorreu na quinta, 17
Eliminado na quarta-feira, 16, durante uma patrulha de rotina das Forças de Defesa de Israel no sul da Faixa de Gaza, o líder do Hamas, Yahya Sinwar, foi morto depois que o prédio em que estava desabou sobre ele. Além dos destroços, Sinwar também foi alvo de estilhaços de dois tipos de munição: um projétil de tanque Merkava Mark 4 e um míssil Matador, fabricado pela empresa de defesa israelense Rafael Advanced Defense Systems.
O combate começou após um soldado do 450º Batalhão avistar uma figura suspeita entrando e saindo do prédio e alertar seu comandante, que ordenou os disparos.
Com o auxílio de drones, as tropas das FDI identificaram, por volta das 15h (horário local), três figuras saindo do prédio, tentando ir de casa em casa. Duas delas usavam cobertores para abrir caminho e tentar encobrir Sinwar.
Após os militares abrirem fogo contra os terroristas, dois deles fugiram para um prédio, e Sinwar para outro.
Como Sinwar foi para o segundo andar do prédio, as FDI dispararam um projétil de tanque contra ele. Quando a unidade da Escola de Comandantes de Infantaria das FDI (Bislach) iniciou a varredura do prédio, Sinwar atirou duas granadas contra eles, mas apenas uma explodiu.
Ao recuarem, as tropas enviaram um drone que detectou uma figura ferida, sentada com o rosto coberto, tentando derrubar o equipamento israelense com um pedaço de pau.
Uma segunda varredura ocorreu ao amanhecer, quando as tropas descobriram um corpo com características semelhantes às de Sinwar.
“Sabíamos da localização estimada de Sinwar há algum tempo, apesar do alto nível de segredo que o Hamas mantinha em torno dele”, disse um oficial das FDI ao portal israelense Ynet. “Sabíamos que ele estava em Rafah, e nos concentramos em descobrir a infraestrutura subterrânea de lá para encontrá-lo”, completou.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)