Crusoé: As intenções de Putin ao ameaçar atacar os EUA
Rússia está em um bom momento na invasão da Ucrânia e aguarda a posse de Trump. Não há motivos para iniciar uma guerra global
O ditador da Rússia, Vladimir Putin (foto), gravou um vídeo nesta quinta, 21, ameaçando disparar armas contra países que fornecem armas para a Ucrânia.
“Acreditamos que temos o direito de utilizar nossas armas contra alvos militares nos países que permitem o uso de seus armamentos contra nossos territórios e, diante de uma intensificação das ações agressivas, responderemos com igual firmeza e da mesma maneira“, disse Putin.
“A partir de agora, o conflito regional na Ucrânia provocado pelo Ocidente assumiu elementos de natureza global“, disse Putin.
Nesta semana, os Estados Unidos e o Reino Unido autorizaram o uso pela Ucrânia de armas mais poderosas e de longo alcance em território russo.
Em bom momento
Há vários motivos para acreditar que Putin está apenas ameaçando e não pretende iniciar uma guerra global.
Em primeiro lugar, a Rússia está em um bom momento.
As Forças Armadas de Putin estão ganhando terreno na Ucrânia.
Além disso, Donald Trump venceu as eleições nos Estados Unidos.
Putin é simpático a Trump, que por sua vez admira o russo.
Em sua campanha, o republicano ameaçou reduzir o apoio militar à Ucrânia e falou em encerrar a guerra 24 horas após tomar posse, em 20 de janeiro.
Putin não teria por que estragar esse momento.
À espera de uma negociação
Uma vez que Trump prometeu que tentará um acordo para acabar com a guerra, Putin entendeu que precisa conquistar uma posição mais vantajosa em uma futura mesa de negociações.
Quanto mais poder e mais ameaças ele fizer agora, mais conseguirá extrair concessões dos seus adversários em um eventual acordo.
Um dos objetivos de Putin é obter um compromisso de que os ucranianos não irão aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan.
Putin também quer que os soldados ucranianos que invadiram a região de Kursk se retirem…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)