Crusoé: As enigmáticas mensagens de Nayib Bukele e Erik Prince sobre Maduro
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, segue compartilhando mensagens enigmáticas relacionadas à posse ilegítima do ditador Nicolás Maduro
Desde as eleições ocorridas em 28 de Julho de 2024, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, tem sido firme em sua rejeição ao regime ditatorial de Nicolás Maduro e à fraude eleitoral que o declarou vencedor.
“O que vimos na Venezuela não tem outro nome senão fraude. Uma ‘eleição’ onde o resultado oficial não tem relação com a realidade. Algo óbvio para qualquer um”, disse ele então.
Nos últimos dias, Bukele compartilhou mensagens enigmáticas relacionadas à posse ilegítima de Maduro e aos protestos em massa convocados por María Corina Machado.
Na quinta-feira passada, 9 de janeiro, ele publicou em sua conta X uma fotografia do clima na Venezuela, na qual é possível ver um infográfico indicando que a cidade estava praticamente limpa, com temperatura de 22°C e ventos fracos, o que gerou uma onda de especulações na rede social.
Isso gerou todo tipo de reação dos cidadãos venezuelanos, já que a publicação foi feita 24 horas antes da posse do ditador Maduro perante a Assembleia Nacional Chavista.
Bolsa azul
Na quinta-feira, 9, María Corina Machado foi abordada por agentes do regime de Maduro ao deixar uma manifestação nos arredores de Caracas.
Durante algumas horas, a opositora ficou sob custódia do governo venezuelano. Posteriormente, Machado divulgou um vídeo onde afirmava estar bem e mencionava a perda de uma “bolsa azul” durante seu sequestro.
“Estou bem, estou segura. Hoje é 9 de janeiro. Participamos de uma concentração maravilhosa e fui perseguida. Minha bolsa azul caiu na rua e agora estou a salvo. A Venezuela será livre”, declarou em um vídeo que não foi oficialmente publicado por sua assessoria.
Após a divulgação do vídeo, um post enigmático de Bukele no X — uma foto de uma bolsa azul sem legenda — gerou especulações sobre uma possível conexão entre os dois eventos.
Muitos internautas associaram a bolsa mencionada por Machado à imagem compartilhada por Bukele, levando à criação de teorias que sugerem que esse objeto poderia funcionar como uma “palavra-chave” para acionar uma ação internacional contra o governo Maduro.
O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, fez piadas públicas sobre o incidente da bolsa perdida por Machado em um programa estatal, enquanto o procurador-geral Tarek William Saab insinuou que ela apresentava transtornos mentais.
Emoji de beijinho
Um novo vídeo de Maduro provocou, em 12 de janeiro, uma reação do presidente salvadorenho nas redes sociais.
No vídeo, é possível ouvir Maduro falando sobre Bukele…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)