Crusoé: Ao mirar Moraes, republicanos no Congresso dos EUA também acertam em Biden
Documento que apresenta decisões sigilosas de Alexandre de Moraes ordenando a retirada de conteúdo do ar também tem ataques diretos a presidente americano
O longo dossiê que deputados republicanos dos EUA lançaram nesta quarta-feira, 17, sobre a ação de Alexandre de Moraes e o Supremo Tribunal Federal (STF), tem como alvo não apenas o ministro brasileiro, como também busca atacar um alvo doméstico: o presidente democrata Joe Biden.
As 541 páginas publicadas pelo Comitê de Judiciário da Câmara dos Representantes de lá tem o sugestivo nome de “O ataque à liberdade de expressão e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”.O texto compila 51 ordens de retiradas de perfis pedidas por Moraes ao X no Brasil — sendo 28 delas com suas versões em inglês — além de 37 mandados expedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), corte colegiada que o ministro compõe com outros seis ministros.
O comitê usa do documento para atacar o presidente democrata americano, igualmente acusado de censura. “Sob o governo Biden, as demandas de censura são entregues em encontros de portas fechadas com implícitas ameaças regulatórias [às redes sociais], que cobrem uma guerra jurídica contra seus oponentes jurídicos”, argumentam. O texto conclui que é papel “defender seu papel de proteger a liberdade de expressão”.
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)