Crusoé: Amorim vê “democracia consolidada” na Venezuela
Eleições na Venezuela estão marcadas para o domingo, 28 de julho; 125 pessoas foram detidas por razões políticas
O assessor especial da Presidência Celso Amorim, que comanda a política externa brasileira, afirmou em entrevista ao jornal O Globo nesta terça, 23, que a eleição na Venezuela é uma “ocasião de demonstrar que a democracia está consolidada e que não há razão para sanções“.
As eleições estão marcadas para o domingo, 28. Segundo a ONG venezuelana Acesso à Justiça, 125 pessoas foram detidas por razões políticas, sendo 102 ligadas à líder da oposição, María Corina Machado. Seis pessoas da direção do partido de María Corina refugiaram-se na Embaixada da Argentina, em Caracas. Outros 46 venezuelanos foram presos por prestar serviços ou vender produtos para a oposição durante os comícios da oposição pelo país ou em eventos públicos.
O candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, e a líder da oposição, María Corina, têm enfrentado bloqueio de estradas para chegar aos comícios. Frentistas de postos de gasolina se recusam a abastecer seus carros com medo de represálias. A equipe também teve carros vandalizados por chavistas. Um imóvel em que eles estavam hospedados foi assaltado.
Censura
Uma ordem não declarada dada aos veículos oficiais proíbe que candidatos da oposição sejam entrevistados.
A censura já fechou 47 sites, catorze rádios e duas agências de checagens.
Dos 4 milhões de venezuelanos que vivem no exterior e poderiam votar, apenas 506 conseguiram a autorização para exercer esse direito.
Para Amorim, contudo, a democracia na Venezuela está consolidada.
Leia mais: Celso Amorim é mais que “observador” da farsa eleitoral de Maduro
Na semana passada, Amorim se esforçou em relativizar as ameaças do ditador Nicolás Maduro à população venezuelana que pensa em votar para a oposição.
“O destino da Venezuela no século 21 depende de nossa vitória em 28 de julho. Se não quiserem que a Venezuela caia em um banho de sangue, em uma…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)