Crusoé: A propaganda de guerra russa e a celebração do Dia da Vitória
Putin declara em propaganda de guerra que a atual "operação militar especial" na Ucrânia - na verdade, a invasão de um país democrático e soberano - é continuação da luta vitoriosa contra o nazismo
Os habitantes de Moscou devem se preparar para uma série de interrupções em sua rotina ao longo desta semana.
De acordo com informações das autoridades locais, é possível que haja restrições no acesso à internet entre segunda e sexta-feira, em razão das festividades que marcam o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista.
O clímax dessas comemorações ocorrerá no dia 9 de maio, com a tradicional parada militar na Praça Vermelha, que contará com a presença de convidados internacionais.
No início da manhã de segunda-feira, 5, durante os ensaios da força aérea sobre o centro da cidade, e novamente na manhã de quarta-feira, 7, durante o ensaio geral da parada, houve colapsos no serviço de internet móvel.
Isso resultou na paralisação dos serviços de entrega de alimentos, na falha dos aplicativos de táxi e navegação, além da indisponibilidade dos pagamentos eletrônicos via QR Code ou telefone. Até mesmo os caixas eletrônicos deixaram de fornecer dinheiro em espécie.
A situação gerou descontentamento entre os moscovitas, que dependem cada vez mais desses serviços digitais.
Ataques com drones ucranianos
Simultaneamente, os ataques com drones ucranianos estão se intensificando em áreas do território russo distantes da fronteira, à medida que se aproxima o “Dia da Vitória”.
Na quarta-feira, 7, pelo menos dez aeroportos em regiões do sul e centro da Rússia foram temporariamente fechados para pousos e decolagens. Como resultado, dezenas de voos foram cancelados ou redirecionados para aeroportos mais distantes, deixando passageiros presos a bordo por horas sem comida ou água.
Em Saransk, capital da República de Mordóvia, as aulas foram suspensas após ataques noturnos a fábricas locais.
Dia da Vitória
As comemorações anuais do Dia da Vitória têm ganhado proporções cada vez maiores. Estudantes se vestem como soldados e ensaiam canções patrióticas há semanas.
Placas comemorativas decoram lojas por toda a cidade, muitas vezes retratando a icônica imagem da “Mãe Pátria” de Volgogrado erguendo sua…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)