Crusoé: A farsa está montada
O ditador Nicolás Maduro escolhe os seus candidatos de oposição para a fraude eleitoral de julho
A oposição venezuelana tem tentado de todas as formas participar das eleições de 28 de julho, mas não adianta. Sempre que a coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD) encontra uma maneira de contornar os obstáculos impostos pelo regime, o ditador Nicolás Maduro e seus comparsas inventam uma nova maneira de bloquear o acesso de seus rivais ao processo eleitoral, comprovando que a farsa está montada, diz Crusoé.
“A candidata escolhida pela oposição era María Corina Machado. No ano passado, ela venceu com 90% dos votos as eleições primárias, que ocorreram em vários países. Mais de 2 milhões de eleitores engajados optaram por ela. A votação foi conduzida pela coalizão sozinha sem qualquer verba estatal e sem repercussão na mídia nacional. Em janeiro, O Tribunal Supremo de Justiça, composto por juízes indicados por Maduro, condenou a ex-deputada à inelegibilidade por 15 anos. O processo foi manchado por irregularidades, como a restrição à defesa de acesso aos autos. Mesmo inelegível, María Corina seguiu com sua pré-campanha. Em três meses, sete dirigentes de sua pré-campanha foram presos ou sequestrados.”
“Sem poder seguir adiante, María Corina, com apoio dos demais partidos de oposição, indicou a professora de filosofia Corina Yoris para assumir o seu lugar. Imediatamente começaram a se multiplicar os ataques a ela, dizendo que ela tinha dupla nacionalidade: venezuelana e uruguaia. O desmentido foi feito pelo deputado uruguaio Pablo Viana, representando o Congresso em Montevidéu.”
“Quando a ditadura abriu o site para a inscrição de candidatos, nenhum dos partidos habilitados conseguiu inserir o nome de Corina Yoris. O sistema simplesmente impedia que isso acontecesse. O governo e o Conselho Nacional Eleitoral, CNE não deram qualquer explicação. Quem se pronunciou sobre o assunto foi o chavista Diosdado Cabello, braço-direito de Maduro e apresentador do programa de televisão Batendo com o Pau (Con el mazo dando, em espanhol): ‘Tem gente que não consegue se inscrever porque a máquina diz: ‘não vai’ ‘.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)