Crusoé: A cultura Woke está chegando ao fim?
O movimento Woke mudou o mundo para sempre. Para pior. Seus danos políticos que são difíceis de ignorar. Agora está em declínio
Ao longo das últimas quatro décadas, um movimento social, econômico, cultural e político desenvolveu-se inicialmente lentamente, depois se intensificou, surgindo em ondas e espalhando-se numa inundação por todo o Ocidente.
E porque encontrou pouca resistência, danificou gravemente e por vezes desmoronou pilares da modernidade nos Estados Unidos e na Europa, particularmente a racionalidade e a ciência, o individualismo e o humanismo.
O movimento Woke
Estamos falando do movimento Woke. A história do termo (“acordado”) não pode mais ser rastreada com precisão. É mais provável que tenha sido retirado de uma música da cantora de soul americana Erykah Badu.
Em qualquer caso, reúne comportamentos, crenças políticas e exigências sociais que remontam aos ensaios acadêmicos da teórica de gênero americana Judith Butler e da sua colega Kimberlé Crenshaw.
O que começou nas universidades no final da década de 1980 e início da década de 1990 culminou em ativismo como os protestos Black Lives Matter, mas sobretudo numa mentalidade que permeou uma ampla variedade de áreas sociais e políticas.
Agora, no final de 2024, à medida que estão surgindo ou a sendo formados governos na Europa, na América Latina e nos EUA que estão unidos na sua rejeição estrita da ideologia Woke, a quebra da onda pode ser vista em muitos marcadores. E em alguns lugares a maré está lentamente recuando novamente.
Todos, todas e todes
A adoção de plural neutro em termos de gênero ou neologismos pouco compreensíveis que deveriam fazer referência aos transexuais foram usados durante alguns anos em mensagens de e-mail ou em outros contextos, tendo sido considerados prova de uma existência particularmente “brilhante”. A moda, porém, está caiando em desuso.
Vários países estão criando leis para proibir ou regulamentar estritamente as cirurgias de alteração de gênero, pelo menos para crianças e adolescentes. O número crescente destas operações foi provavelmente o efeito mais dramático do período Woke.
E esta semana, Donald Trump nomeou…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)