Crusoé: A briga entre big techs e o Canadá que barra notícias na Internet
Lei aprovada no ano passado deveria fazer com que Google e Meta/Facebook compensassem veículos de imprensa pelo conteúdo replicado
Uma proposta do governo do Canadá para recompensar veículos de imprensa pelas notícias replicadas em redes sociais, aprovada no ano passado, gerou um efeito colateral grave para a sociedade: Google e Meta/Facebook decidiram, conjuntamente, tirar o conteúdo dessas empresas no ar — deixando pequenos veículos em apuros, e parte da população no escuro de notícias.
A medida tem alcance até para empresas de outros países. Quem usa o Instagram no Canadá e tenta acessar a página de O Antagonista recebe o aviso de que pessoas do país não podem ver as publicações do site. Isso também ocorre com outros veículos de imprensa brasileiros.
“Em resposta à legislação do governo do Canadá, conteúdos jornalísticos não podem ser vistos no Canadá”, diz a plataforma. Em uma explicação mais detalhada, a empresa vai além: “Se você está no Canadá, você não pode mais compartilhar ou ver links no Instagram de stories e perfis, incluindo links de veículos de imprensa”.
A plataforma diz que sua definição sobre quem é imprensa “inclui organizações que seu objetivo primário é produzir conteúdo jornalístico, em qualquer formato (incluindo áudio ou audiovisual) que reporte, investigue ou explique assuntos correntes ou eventos de interesse público”. As notícias produzidas em todo o mundo também não aparecem no Google Notícias, da plataforma de buscas.
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