Crusoé: 9 são detidos após violência em protesto contra Netanyahu em Jerusalém
Manifestação ocorre no mesmo dia em que Netanyahu anunciou a dissolução do seu gabinete de guerra, após a saída do ministro Benny Gantz
A polícia deteve pelo menos nove pessoas após episódios de violência durante uma manifestação contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Jerusalém, na noite desta segunda-feira, 17 de junho.
A informação é do jornal israelense Times of Israel.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o uso de caminhões hidrantes para dispersar a manifestação. Uma médica uniformizada chegou a ser atingida.
Segundo o Times of Israel, ela teria sido ferida no olho e precisado ser hospitalizada.
Uma das detidas seria parente dos reféns mantidos pelo Hamas em Gaza, diz o veículo citando “reportagens na imprensa israelense”.
A pessoa em questão seria Noam Dam, prima da ex-esposa do refém Olfer Calderon.
As autoridades locais declararam o protesto ilegal, diz o Times of Israel.
A manifestação ocorre no mesmo dia em que Netanyahu anunciou a dissolução do seu gabinete de guerra, após a saída do ministro Benny Gantz da coalizão governista.
A expectativa é que, sem o apoio do partido de Gantz, o governo Netanyahu precise conceder maior poder em deliberações sobre Gaza aos seus aliados mais à direita que ficaram de fora do gabinete de guerra.
Como foi a dissolução do gabinete de guerra?
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou a dissolução do gabinete de guerra após a saída de Benny Gantz, líder do partido Unidade Nacional, conforme relatado nesta segunda-feira, 17. Netanyahu afirmou que não há necessidade de formar um novo gabinete.
Em uma reunião realizada no domingo, Netanyahu comunicou ao gabinete político e de segurança a decisão de dissolver o gabinete de guerra, uma coalizão previamente acordada com Benny Gantz. “O gabinete estava no acordo de coalizão a pedido de Gantz. Assim que ele saiu, não há mais necessidade de um gabinete”, explicou Netanyahu.
A proposta de formar um novo gabinete com os líderes dos partidos da coalizão, sugerida pelos…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)