Crusoé: “39% dos chilenos culpam Salvador Allende pelo golpe de Estado que o tirou do poder”
O golpe de Estado contra o presidente chileno Salvador Allende completa 50 anos nesta segunda, 11 de setembro. No domingo, o atual presidente do Chile, Gabriel Boric (foto), participou de uma passeata para lembrar a data e inaugurou a exposição “O caminhar de um democrata”, diz Crusoé...
O golpe de Estado contra o presidente chileno Salvador Allende completa 50 anos nesta segunda, 11 de setembro. No domingo, o atual presidente do Chile, Gabriel Boric (foto), participou de uma passeata para lembrar a data e inaugurou a exposição “O caminhar de um democrata”, diz Crusoé.
“A tentativa de transformar o presidente Salvador Allende em um mártir, contudo, tropeça na memória dos chilenos.”
“Pesquisa Plaza Pública divulgada pelo instituto Cadem neste domingo, 11, mostra que 39% dos chilenos afirmam que os principais responsáveis pelo golpe de Estado foram Salvador Allende e o governo da Unidade Popular, a coalizão que lhe dava base política e que incluía o Partido Socialista. Para eles, Allende seria o culpado pela própria queda, o que é um dado surpreendente tendo em vista que o presidente foi vítima de um golpe militar.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)