Coreia do Sul anuncia produção do avião de combate KF-21
Surpreendendo a indústria bélica, Coreia do Sul impressiona com novo caça a ser produzido ainda este ano e...
A Coreia do Sul iniciará a produção do seu avião de combate, o KF-21, ainda este ano. A informação foi confirmada pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA), agência estatal sul-coreana responsável pela aquisição de armas. Assim, o país atingirá um importante marco ao concretizar seus planos de criação de um caça de alto nível produzido internamente.
Preparação para a produção em larga escala
Durante o primeiro semestre de 2023, a DAPA planeja firmar contrato com a Korea Aerospace Industries Ltd., empresa que fabricará o jato. Este passo preparará o terreno para a produção em larga escala do KF-21.
Em 2015, a Coreia do Sul deu início a uma parceria com a Indonésia para a criação de caças. A meta é que, até 2032, sejam entregues 120 caças KF-21 à Força Aérea Sul-Coreana. Com isso, a antiga frota de jatos F-4 e F-5 será substituída.
Testes bem-sucedidos do KF-21
Conforme informado pela DAPA, todos os seis protótipos KF-21 já realizaram voos de teste com sucesso. Diversas avaliações de desempenho foram feitas, incluindo voos supersônicos e testes de separação de armas.
Os protótipos do KF-21 não pararam por aí. Eles continuarão passando por vários testes ao longo deste ano, e um deles será submetido a testes climáticos extremos no centro de testes da Agência para o Desenvolvimento de Defesa em Seosan, localizado a 98 quilômetros ao sudoeste de Seul, até fevereiro.
Incógnitas no projeto de desenvolvimento
Ainda que o projeto de desenvolvimento conjunto, com um valor total de 8,1 biliões de won (aproximadamente 6,1 bilhões de dólares) até 2026, carregue consigo algumas incógnitas. Há incertezas que envolvem atrasos nos pagamentos da Indonésia, estimados em quase 1 bilião de won em outubro do ano passado.
Segundo o acordo, Seul deve pagar cerca de 60% do custo total do projeto, enquanto Jacarta e a KAI deverão arcar com cerca de 20% cada. Um funcionário da DAPA informou que conversas estão em andamento para que Jacarta apresente um plano de pagamento atualizado para o projeto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)