Coreia do Norte promete aprofundar aliança militar com Rússia
Kim Jong-un diz que parceria “avançará sem parar” durante cerimônia em Pyongyang e reafirma apoio à guerra na Ucrânia
O ditador norte-coreano Kim Jong-un afirmou que a aliança militar com a Rússia “avançará sem parar” durante discurso em Pyongyang, segundo a agência estatal KCNA.
A declaração foi feita na quinta, 23, durante cerimônia que marcou o início da construção de um memorial dedicado a soldados norte-coreanos mortos em combate na guerra da Ucrânia.
Kim Jong-un afirmou que a “fraternidade combativa”, firmada “ao custo de sangue precioso”, garante o fortalecimento da amizade entre os dois países.
Disse ainda que “nenhuma tirania ou dominação” impedirá o avanço da parceria. Autoridades russas participaram do evento, entre elas o embaixador Alexander Matsegora.
O memorial será erguido na capital norte-coreana para homenagear as unidades enviadas à região russa de Kursk. Moscou confirmou oficialmente em abril a presença de tropas da Coreia do Norte no front, embora relatórios independentes indiquem o envolvimento desde o fim de 2024.
A Coreia do Norte e a Rússia assinaram em junho de 2024 um pacto de defesa mútua que obriga assistência imediata caso um dos países sofra invasão. De acordo com estimativas do governo sul-coreano, mais de 10 mil soldados norte-coreanos foram deslocados para o conflito em troca de apoio econômico e tecnológico de Moscou.
A inteligência de Seul calcula que cerca de 2 mil militares da Coreia do Norte morreram em combate, e que Pyongyang prepara o envio de novas levas de engenheiros e artilheiros. O governo norte-coreano descreve a operação como parte de uma “cooperação estratégica” com a Rússia.
As declarações de Kim ocorreram um dia após os Estados Unidos anunciarem sanções contra as petrolíferas russas Rosneft e Lukoil
As medidas, que bloqueiam ativos e restringem transações, são as primeiras impostas pelo governo Trump desde seu retorno à Casa Branca. Moscou classificou as sanções como “ato hostil”, mas disse que elas não afetarão a economia russa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)