Coreia do Norte dispara mísseis em resposta a exercícios militares da Coreia do Sul
O disparo ocorreu poucas horas após o início dos exercícios militares anuais entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul
A Coreia do Norte lançou múltiplos mísseis balísticos no Mar Amarelo nesta segunda-feira, 10, segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
O disparo ocorreu poucas horas após o início dos exercícios militares anuais entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, denominados “Freedom Shield”.
O regime de Kim Jong Un há tempos classifica essas manobras como provocação.
Na semana passada, Kim Yo Jong, irmã do ditador norte-coreano, já havia alertado que novas “provocações” resultariam em resposta de Pyongyang, referindo-se ao envio de um porta-aviões norte-americano para a península coreana.
Os mísseis foram lançados da província de Hwanghae, no sudoeste da Coreia do Norte, sendo este o quinto teste de armamentos realizado pelo país em 2025.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano afirmou que os exercícios militares promovidos por Washington e Seul são uma “simulação de guerra agressiva” e poderiam levar a um “conflito físico” na península.
O governo de Kim Jong Un reafirmou sua meta de “crescimento radical” do arsenal nuclear para conter “ameaças” dos EUA e aliados.
As tensões aumentam no momento em que os exercícios foram retomados após um incidente ocorrido na semana passada, quando dois caças KF-16 sul-coreanos, durante um treinamento preparatório, lançaram por engano oito bombas MK-82 sobre uma área civil em Pocheon, próximo à fronteira com a Coreia do Norte.
Cerca de 30 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave. As autoridades sul-coreanas seguem investigando a falha.
Diante da nova provocação norte-coreana, Seul reforçou sua vigilância militar e mantém coordenação estreita com Washington.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)