“Como as guerras acabam”
É difícil prever quando terminará a guerra na Ucrânia, que já completou um ano. Reportagem da Crusoé procurou especialistas para tentar fazer um prognóstico sobre o fim do...
É difícil prever quando terminará a guerra na Ucrânia, que já completou um ano. Reportagem da Crusoé procurou especialistas para tentar fazer um prognóstico sobre o fim do conflito.
“Posto que a situação não está fácil para nenhum dos lados, pode-se ver também se algum deles perca a esperança de atingir seus objetivos e simplesmente desista de lutar. Afinal, se Putin entender que nunca irá ganhar o que quer, ele poderia simplesmente tirar suas tropas do campo de batalha. O russo, porém, teme as consequências que isso teria em seu futuro político dentro de seu país.
Abandonar guerras pela metade não são um fenômeno raro. A União Soviética já se retirou humilhada do Afeganistão, em 1989. Os Estados Unidos pularam fora desse mesmo país, em 2021, e já tinham saído do Vietnã, em 1973. Nas duas decisões da Casa Branca, o que contou foi principalmente a opinião pública interna, uma vez que os Estados Unidos seguiam com superioridade militar em relação aos seus inimigos.”
Leia aqui a reportagem completa; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)