Comitê da FDA recomenda restringir dose de reforço da Pfizer a idosos
Um comitê consultivo científico da FDA, a "Anvisa dos EUA", recomendou nesta sexta (17) a aplicação de uma dose de reforço da vacina da Pfizer para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com alto risco de desenvolver sintomas graves de Covid...
![Comitê da FDA recomenda restringir dose de reforço da Pfizer a idosos](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2021/08/vacina-da-pfizer_29.jul_.2021-1024x683.jpg)
Um comitê consultivo científico da FDA, a “Anvisa dos EUA”, recomendou nesta sexta (17) a aplicação de uma dose de reforço da vacina da Pfizer para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com alto risco de desenvolver sintomas graves de Covid.
Horas antes, o mesmo comitê havia desaconselhado por 16 votos a 2 a aplicação dessa dose de reforço da Pfizer para pessoas acima de 16 anos. Segundo o New York Times, houve “intensa discussão pública” sobre se o reforço da vacina é necessário e, em caso afirmativo, para quem.
No debate feito pelo comitê, muitos dos especialistas independentes, incluindo infectologistas e estatísticos, questionaram se os dados justificavam doses extras para a maior parte da população quando os imunizantes ainda parecem oferecer proteção robusta contra a infecção e a hospitalização por Covid.
“Não está claro se todos precisam receber doses de reforço, exceto um subconjunto da população que claramente estaria sob alto risco de doenças graves”, disse o médico Michael G. Kurilla, integrante do colegiado e funcionário dos Institutos Nacionais de Saúde.
Embora a FDA não seja obrigada a adotar as recomendações de seu comitê consultivo, normalmente elas são seguidas. A agência deve decidir sobre o assunto no início da próxima semana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)