Comissão Europeia diz que corte de gás é “chantagem” russa
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta quarta-feira (27) que o bloco está preparado para lidar com a interrupção do fornecimento de gás da Rússia para a Polônia e para a Bulgária. A Gazprom, companhia russa de energia, anunciou...
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta quarta-feira (27) que o bloco está preparado para lidar com a interrupção do fornecimento de gás da Rússia para a Polônia e para a Bulgária.
A Gazprom, companhia russa de energia, anunciou mais cedo que iria parar de exportar combustíveis fósseis para os países porque eles se recusam a fazer os pagamentos em rublos.
Von der Leyen considerou a medida “chantagem”.
“O anúncio da Gazprom é outra tentativa da Rússia de nos chantagear com gás. Estamos preparados para este cenário. Estamos definindo uma resposta coordenada para toda a UE. Os europeus podem confiar que estamos unidos e solidários com os Estados-Membros afetados.”
O presidente da Comissão Europeia disse que o objetivo é ter dependência zero da energia russa.
“Quando olhamos para a dependência do gás russo, cada país [europeu] tem a sua própria realidade individual e precisamos de reconhecer isso, mas a menos que digamos que o objetivo final tem de ser a dependência zero da Rússia em relação ao gás, nunca conseguiremos fazer isso.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)