China promulga lei de segurança nacional para Hong Kong
O líder chinês Xi Jinping promulgou nesta terça-feira a lei de segurança nacional para Hong Kong, considerada peça-chave para silenciar a oposição local e minar a autonomia da ex-colônia britânica...
O líder chinês Xi Jinping promulgou nesta terça-feira a lei de segurança nacional para Hong Kong, considerada peça-chave para silenciar a oposição local e minar a autonomia da ex-colônia britânica.
O texto será incorporado à chamada “Lei Fundamental”, uma espécie de Constituição de Hong Kong, em vigor desde 1997.
O documento, apresentado ao comitê permanente do Partido Comunista Chinês, não será analisado pelo Parlamento de Hong Kong.
A lei promulgada hoje determina a repressão a movimentos que incentivem o “terrorismo”, o “separatismo” e a “subversão”. O texto é visto como uma resposta do regime chinês à onda de manifestações que tomou as ruas de Hong Kong no ano passado.
Grupos que organizaram os protestos já se manifestaram contra a lei e prometeram convocar novos atos para os próximos dias.
“Isso representa o fim de Hong Kong como era conhecido. Com poderes ampliados e uma lei mal feita, nosso território se transformará em um estado policial”, tuitou Joshua Wong, um dos líderes do movimento pró-democracia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)