Chefe da Jaguar rebate críticas: “Ódio vil”
A campanha, que visava promover o novo veículo elétrico da Jaguar, foi amplamente ridicularizada no início desta semana, após a publicação de um vídeo de 30 segundos
O chefe da Jaguar defendeu a polêmica reformulação da marca da montadora e disse que as críticas à sua campanha de marketing apresentaram “ódio e intolerância vil”.
Rawdon Glover, diretor administrativo da Jaguar, disse que a mensagem da campanha se perdeu em “uma explosão de intolerância”, acrescentando que a montadora deve se afastar dos “estereótipos automotivos tradicionais”.
A campanha, que visava promover o novo veículo elétrico da Jaguar, foi amplamente ridicularizada no início desta semana, após a publicação de um vídeo de 30 segundos que não apresentava um único carro.
“Vocês vendem carros?”
Elon Musk, o chefe da Tesla, respondeu no X ao anúncio, perguntando: “Vocês vendem carros?”
Após abandonar seu histórico logotipo de pantera e lançar um anúncio apresentando modelos Queer com frases do tipo “quebrar moldes” e “criação exuberante” a Jaguar recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais.
Uma página no site da Jaguar descreve um novo logotipo para a marca como uma “poderosa celebração do modernismo” e seu novo visual como uma “prévia da abordagem destemida que virá da Jaguar”.
Jogar diferente
“Precisamos restabelecer nossa marca e a um preço completamente diferente, então precisamos agir de forma diferente”, disse Glover ao Financial Times, e continuou: “Se jogarmos da mesma forma que todo mundo, seremos abafados.”
Ele também disse que ficou desapontado com o “nível de ódio e intolerância vil” direcionado àqueles que apareceram em seu anúncio.
A montadora decidiu parar de vender sua atual linha a gasolina, que inclui o F-Pace, e, em vez disso, trocou os modelos por uma seleção de produtos totalmente elétricos, embora esses veículos não estejam à venda até 2026.
Nova base de clientes
As vendas de carros Jaguar, que fazem parte do conglomerado indiano Tata, estão em queda livre nos últimos anos, enquanto luta para competir com novos rivais elétricos e marcas premium alternativas.
A nova campanha publicitária gerou alegações de que a empresa está negligenciando sua base de clientes tradicional. Glover disse: “Não queremos necessariamente deixar todos os nossos clientes para trás. Mas precisamos atrair uma nova base de clientes.”
Especialistas em publicidade alertaram que a campanha corre o risco de prejudicar a marca da Jaguar com potenciais compradores. Paul Burke, um redator publicitário, disse ao The Telegraph: “Como um trabalho criativo, é lixo. É muito barato e não há ideia nele. Isso causará um dano enorme a uma grande marca.”
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Comentários (1)
LuÃs Silviano Marka
22.11.2024 16:10je sus cris to