Carlos Fernando Lima, na Crusoé: “É a economia, estúpido!”
"Quando Bill Clinton tornou-se candidato democrata em 1992, contra o então presidente George H. W. Bush, o seu marqueteiro James Carville cunhou as três mensagens que embasariam toda a vitoriosa campanha: 'não se esqueça da assistência médica', 'mudança x mais do mesmo', e a que ficou famosa pela concisão 'é a economia, estúpido!'", diz o procurador Carlos Fernando Lima dos Santos (foto), em sua coluna na Crusoé...
“Quando Bill Clinton tornou-se candidato democrata em 1992, contra o então presidente George H. W. Bush, o seu marqueteiro James Carville cunhou as três mensagens que embasariam toda a vitoriosa campanha: ‘não se esqueça da assistência médica’, ‘mudança x mais do mesmo’, e a que ficou famosa pela concisão ‘é a economia, estúpido!'”, diz o procurador Carlos Fernando Lima dos Santos (foto), em sua coluna na Crusoé.
“Se a segunda delas, afirmando a necessidade de mudança, foi central na eleição de Barack Obama, em 2008, a ênfase da campanha de Clinton no enfrentamento da recessão do final do governo Bush foi o catalisador das esperanças dos americanos naquele início dos anos 90. Assim, a percepção de que nenhum discurso ideológico resiste a uma situação econômica ruim passou a ser a regra mais importante a ser observada por qualquer manual de campanha eleitoral moderno.”
“Dessa forma, é importante deixar claro que essa mensagem deve também orientar a campanha do candidato da Terceira Via nas próximas eleições presidenciais, seja ele qual for.”
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