Canadá reverte isenção de vistos para Mexicanos
Canadá retoma exigência de vistos para mexicanos devido a um sobrepeso de pedidos de asilo.
Em uma medida controversa, o Canadá decidiu retomar a exigência de vistos para os cidadãos mexicanos. A decisão ocorre devido a um aumento expressivo no número de pedidos de asilo oriundos do México, colocando pressão sobre o governo do país.
Mudanças após oito anos de isenção
O ministro da Imigração, Marc Miller, afirmou nesta quinta-feira que mais da metade dos pedidos de asilo apresentados ao país são abandonados ou rejeitados. Isso ocorre quase oito anos após Ottawa ter removido os requisitos de visto em 2016 para melhorar as relações com o México.
De acordo com dados federais, os pedidos de asilo de cidadãos mexicanos no Canadá aumentaram de 260 para 23.995 entre 2016 e 2023, um aumento de mais de 9.000%. Em Ottawa, 17% de todos os pedidos de asilo em 2023 vieram do México, um recorde histórico.
Pressão sobre o governo do Quebec
A grande afluxo de imigrantes mexicanos tem sobrecarregado o governo da província de Quebec, a ponto de chegar a um “ponto de ruptura”. A província registrou cerca de 60.000 novos pedidos de asilo nos 11 primeiros meses de 2023, com a expectativa de mais 65.000 para este ano.
O primeiro-ministro do Quebec, François Legault, chegou a solicitar um auxílio financeiro de 1 bilhão de dólares canadenses (aproximadamente 736 milhões de dólares americanos ou 582 milhões de libras esterlinas) ao governo federal para lidar com a situação.
Reações mexicanas às novas exigências
Por outro lado, o governo mexicano expressou insatisfação com as novas exigências de visto reinstauradas. Entretanto, Miller afirmou que “o México é e permanecerá um parceiro importante” do Canadá. Cidadãos mexicanos com permissão de trabalho ou estudo estão isentos das regras de obtenção do visto.
Novas regras de imigração
A partir desta quinta-feira à noite, os cidadãos mexicanos que possuem um visto não-imigrante válido nos Estados Unidos ou que tiveram um visto canadense nos últimos 10 anos poderão solicitar uma autorização eletrônica de viagem, um requisito de entrada para pessoas que são isentas de vistos. Todos os outros cidadãos mexicanos precisarão solicitar um visto.
No ano passado, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente americano, Joe Biden, chegaram a um acordo que fechou uma brecha que permitia que os solicitantes de asilo entrassem em pontos não oficiais na fronteira entre o Canadá e os EUA e solicitassem asilo. Muitas das solicitações de asilo agora acontecem por via aérea, afirmou Miller.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)