Califórnia em Alerta após tempestade deixar 900 mil sem energia
Nova tempestade de 'rio atmosférico' ameaça Califórnia, deixando Los Angeles e 900.000 sem energia. Descubra os preparativos e respostas do estado para enfrentar este fenômeno climático desafiador.
Uma nova tempestade ameaça a Califórnia, proveniente de uma longa e estreita faixa de umidade denominada “rio atmosférico”. Esta entidade climática é responsável por conduzir ar saturado por milhares de quilômetros e descarregá-lo de forma massiva em áreas específicas. A previsão é que o fenômeno tenha forte impacto, especialmente na região de Los Angeles.
Com esta nova tempestade, mais de 900.000 clientes já se encontram sem fornecimento de energia elétrica na Califórnia, de acordo com o site PowerOutage. A tendência é que o número de desligamentos aumente na medida em que chuvas e ventos intensos alcancem a região central e sul do estado.
Consequências da Tempestade
Embora a tempestade possua características similares a outras já enfrentadas pelo estado norte-americano, esta possui uma maior lentidão, o que pode resultar em chuvas por um período mais prolongado. O pico do evento deve ocorrer entre domingo (4) e a próxima terça-feira (7), segundo o serviço meteorológico.
As áreas mais atingidas devem ser a costa central e sul do estado, incluindo as áreas metropolitanas de Los Angeles e San Diego. Situações de inundações representam grande ameaça à segurança das pessoas e à integridade das propriedades.
“Essas inundações prejudiciais serão uma ameaça a vidas e propriedades”, disse Eric Schoening, do Serviço Meteorológico Nacional, em entrevista coletiva no sábado.
Preparação e respostas do Estado
Com as altas probabilidades de inundações e queda de energia, diversas medidas estão sendo tomadas. O estado disponibilizou 1.200 equipamentos de inverno para a remoção de neve e gelo das estradas, além de contar com a Guarda Nacional da Califórnia pronta para mobilização rápida.
O Departamento de Transportes da Califórnia está coordenando vários departamentos estaduais, agências regionais e locais para assegurar a segurança dos cidadãos. Nesse sentido, mais de 4.000 pessoas estão posicionadas em todo o estado, além de equipamentos contra tempestades, como bombas portáteis e geradores, terem sido instalados.
Já Nacy Ward, diretora do Gabinete de Serviços de Emergência do Governador da Califórnia, destacou o alto potencial de perigo das próximas tempestades. “São os desastres naturais mais perigosos que temos, matando mais pessoas devido a tempestades e inundações do que incêndios florestais todos os anos”, alertou Ward.
Segundo previsto pelo Serviço Meteorológico Nacional, fortes ventos serão sentidos tanto no norte quanto no centro da Califórnia até domingo, direcionando-se para a região sul do estado na noite de domingo.
Los Angeles tem chuvas equivalentes a quase um ano
Em relação a Los Angeles, estima-se que o volume de chuvas esperado para os próximos dois dias seja perto à metade do que a cidade normalmente recebe em um ano. Somando-se as chuvas da primeira semana de fevereiro, a quantidade de precipitação poderia alcançar o total normalmente esperado para um ano inteiro.
Com as informações que têm chegado, não há dúvida de que a Califórnia enfrenta um período climático de grande desafio. Todas as medidas estão sendo tomadas para assegurar a segurança da população e minimizar os impactos dessa tempestade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)