Biden escolhe deputada indígena para chefiar Departamento do Interior
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, escolheu a deputada democrata Deb Haaland, do Novo México, para chefiar o Departamento do Interior em sua administração...
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, escolheu a deputada democrata Deb Haaland, do Novo México, para chefiar o Departamento do Interior em sua administração, informaram à CNN três fontes “familiarizadas com o assunto”.
Descendente de índios Laguna Pueblo por parte de mãe, Haaland, de 60 anos, será a primeira mulher indígena a ocupar o cargo de secretário do Interior desde que ele foi criado, no século 19.
Nos EUA, o Departamento do Interior é responsável pela gerência e conservação dos terrenos pertencentes à União e dos recursos naturais. São subordinadas a ele agências como o Serviço Nacional de Parques e o Centro de Pesquisa Geológica (USGS, na sigla em inglês), que monitora terremotos em todo o mundo.
O Globo lembra que, em julho deste ano, Haaland liderou um grupo de deputados democratas que se mobilizou para dificultar a implementação de dois acordos entre Brasil e EUA.
Os alvos dos congressistas eram o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que viabilizava a utilização da Base de Alcântara pelos americanos, e os acordos derivados do reconhecimento do Brasil como aliado preferencial extra-Otan dos EUA.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)