Autoridade Palestina deveria retomar Gaza, dizem os EUA
Antony Blinken (foto), o secretário de Estado dos EUA, disse nesta terça-feira, 30, que a Autoridade Palestina deveria retomar do Hamas o controle da faixa de Gaza, talvez com outros países desempenhando um papel provisório...
Antony Blinken (foto), o secretário de Estado dos EUA, disse nesta terça-feira, 30, que a Autoridade Palestina deveria retomar do Hamas o controle da faixa de Gaza, talvez com outros países desempenhando um papel provisório, informa a agência France Presse.
O chefe da diplomacia ameticana endossou o objetivo israelense de destruir o grupo terrorista que controla Gaza, responsável pelo assassinato de 1.400 civis israelenses e pelo sequestro de outros 220 no último dia 7 de outubro.
“Em algum momento, o que faria mais sentido seria que uma Autoridade Palestina eficaz e revitalizada tivesse a governança e, em última análise, a responsabilidade pela segurança de Gaza”, declarou Blinken em uma audiência no Senado americano.
“Se é possível chegar lá de uma só vez é uma grande questão, que temos de analisar. E, se não for possível, existem outros acordos temporários que podem envolver vários outros países da região. Podem envolver agências internacionais, que ajudariam a garantir tanto a segurança como a governação”, acrescentou.
O secretário de Estado dos EUA frisou que não pode haver uma “reversão do status quo com o Hamas governando Gaza”. E completou: “Também não podemos permitir – e os próprios israelenses dizem isso – que Israel administre ou controle Gaza”.
Críticos do governo do premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, acusam-no de tentar marginalizar a Autoridade Palestina e o seu presidente, Mahmoud Abbas, que exerce autonomia limitada em partes da Cisjordânia ocupada. Blinken se reuniu duas vezes com Abbas em sua recente viagem ao Oriente Médio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)