Augusto de Franco na Crusoé: O novo divisor de águas da segunda Guerra Fria
Na edição de número 287 da Crusoé, Augusto de Franco destaca em sua coluna o divisor de águas na invasão da Rússia à Ucrânia e o ataque terrorista do Hamas contra Israel...
Na edição de número 287 da Crusoé, Augusto de Franco destaca em sua coluna o divisor de águas na invasão da Rússia à Ucrânia e o ataque terrorista do Hamas contra Israel.
A invasão da Ucrânia por Putin e o ato terrorista do Hamas em Israel são, no seu conjunto, um divisor de águas no mundo contemporâneo. Três consequências desses conflitos, até certo ponto inesperadas, apareceram:
1) Elas revelaram tendências autocráticas, algumas totalitárias e racistas (inclusive antissemitas), que estavam escondidas ou adormecidas no coração de forças políticas consideradas progressistas.
2) Elas levaram grandes meios de comunicação a abandonar os critérios que até aqui caracterizaram o jornalismo profissional, confundindo notícia com propaganda e reproduzindo acriticamente fake news e narrativas que favorecem as autocracias.
3) Elas precipitaram a tomada de posição de governos populistas ditos de esquerda que, em nome da neutralidade, adotaram falsos discursos de paz e propostas de cessar-fogo que, objetivamente, os colocam ao lado das autocracias contra as democracias liberais.
Tudo isso é bem mais grave do que se poderia imaginar. São evidências de que a chamada “esquerda”, em grande parte, não é democrática, de que meios de comunicação profissionais, sob a influência do jornalismo militante ou chapa-branca, dito de esquerda, tomaram partido a favor das autocracias contra as democracias na netwar que está em curso e que governos autoritários ou populistas estão se alinhando, objetivamente, ao eixo autocrático composto por Rússia e seus satélites, Irã, Síria e seus braços operacionais (como Hezbollah e outras milícias xiitas no Iraque, Hamas e Jihad Islâmica em Gaza e na Cisjordânia).
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)