Atentado a Trump, o que dizem autoridades do mundo inteiro
Biden, Netanyahu, Musk, Bolsonaro, Lula, Milei e outros líderes se manifestam após atentado contra o ex-presidente dos EUA
Autoridades dos Estados Unidos e de outros países se manifestaram após Donald Trump ser alvo de um atentado em um comício eleitoral na Pensilvânia, neste sábado, 13 de julho.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, afirmou estar “grato” por saber que Trump está seguro e bem.
“Estou rezando por ele e sua família e por todos aqueles que estiveram presentes no comício, enquanto aguardamos mais informações.
Jill e eu estamos gratos ao Serviço Secreto por tê-lo colocado em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na América.”
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que ele e sua esposa, Sara Netanyahu, “ficamos chocados com o aparente ataque ao presidente Trump”. “Oramos por sua segurança e rápida recuperação”, acrescentou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro também expressou solidariedade a Trump:
“Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento. Esperamos sua pronta recuperação. Nos veremos na posse”, escreveu Bolsonaro nas redes sociais.
Lula classificou como “inaceitável” o ataque, que “deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política”.
Elon Musk, dono do X, disse que apoia “totalmente” o ex-presidente dos EUA: “Torço por sua rápida recuperação.”
Barack Obama, 44º presidente dos Estados Unidos:
“Não há absolutamente nenhum lugar para a violência política na nossa democracia. Embora ainda não saibamos exatamente o que aconteceu, todos deveríamos estar aliviados pelo fato de o ex-presidente Trump não ter sido gravemente ferido e aproveitar este momento para nos comprometermos novamente com a civilidade e o respeito na nossa política. Michelle e eu desejamos a ele uma rápida recuperação.”
Javier Milei, presidente da Argentina, afirmou em comunicado oficial expressar o seu “mais veemente repúdio à tentativa de assassinato contra o ex-presidente e candidato presidencial Donald Trump”.
“A bala que lhe atingiu a cabeça não é apenas um ataque à democracia, mas a todos nós que defendemos e habitamos o mundo livre.”
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, manifestou preocupação pelo atentado contra Trump e afirmou que esse tipo de violência não tem justificativa em nenhum lugar do mundo.
“Estou chocado ao saber do disparo contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump em seu comício na Pensilvânia. Tal violência não tem justificativa nem lugar em parte alguma do mundo. Nunca a violência deveria prevalecer.”
Emmanuel Macron, presidente da França, desejou “uma rápida recuperação” Trump e disse que a tentativa de assassinato “é uma tragédia para as nossas democracias”.
Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, também expressou “solidariedade” ao ex-presidente dos EUA e manifestou “esperança de que os próximos meses da campanha eleitoral vejam o diálogo e a responsabilidade prevalecerem sobre o ódio e a violência”.
Em publicação no X, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, manifestou “forte condenação” ao atentado e afirmou que a violência e o ódio “não têm lugar numa democracia”.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, classificou o atentado como “ignóbil” e afirmou que a “violência política constitui uma ameaça à democracia”.
O presidente chinês, Xi Jinping, manifestou “compaixão e simpatia” a Trump.
“A China está acompanhando cuidadosamente a situação relacionada com [a tentativa de] assassinato do ex-presidente Donald Trump.”
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, disse no X estar “enojado” com o atentado: “A violência política nunca é aceitável”.
Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, desejou “rápida recuperação” ao ex-presidente dos EUA: “Devemos permanecer firmes contra qualquer forma de violência que desafie a democracia”.
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria:
“Meus pensamentos e preces estão com Donald Trump nessas horas sombrias.”
George W. Bush, 43º presidente dos Estados Unidos:
“Laura e eu estamos gratos pelo presidente Trump estar seguro após o ataque covarde à sua vida. E elogiamos os homens e mulheres do Serviço Secreto pela sua rápida resposta.”
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, classificou o atentado como “sem sentido” e disse estar aliviada por Trump não estar gravemente ferido.
“Todos devemos condenar este ato abominável e fazer a nossa parte para garantir que não conduza a mais violência”, afirmou em comunicado.
Bill e Hillary Clinton também afirmaram estar gratos por Trump estar seguro.
“A violência não tem lugar na América, especialmente no nosso processo político. Hillary e eu estamos gratos pelo presidente Trump estar seguro, com o coração partido por todos os afetados pelo ataque no comício de hoje na Pensilvânia e gratos pela ação rápida do Serviço Secreto dos EUA”, escreveu Bill Clinton no X.
Mitt Romney, senador pelo estado de Utah, ex-governador de Massachusetts e ex-candidato à presidência (2022):
“Aliviado, o ex-presidente está seguro e bem. Ultrajante e trágico que alguém cometesse um ato tão hediondo e maligno. Grato pela resposta rápida dos agentes do Serviço Secreto. Este é um dia profundamente triste para a América.”
Chuck Schumer, senador pelo estado de Nova York, líder da maioria Democrata no Senado:
“Estou horrorizado com o que aconteceu no comício de Trump na Pensilvânia e aliviado porque o ex-presidente Trump está seguro. A violência política não tem lugar no nosso país.”
Bernie Sanders, senador pelo estado de Vermont e ex-presidenciável:
“A violência política é absolutamente inaceitável. Desejo a Donald Trump, e a qualquer outra pessoa que possa ter sido ferida, uma rápida recuperação.”
Cláudia Sheinbaum, presidente-eleita do México: “A violência não leva a lugar nenhum, é condenável”.
Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel:
“Estou chocado com o tiroteiro contra o 45º presidente dos EUA, Donald Trump. Rezo por sua rápida recuperação. A violência nunca poderá fazer parte da política.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)