André Ventura vai a 2º turno contra socialista em Portugal, diz projeção
Será a primeira vez em quatro décadas que a Presidência portuguesa será decidida em segundo turno
A eleição presidencial em Portugal caminha para um segundo turno inédito, com António José Seguro, do Partido Socialista, na liderança após uma virada ao longo da campanha.
Levantamento de boca de urna da Universidade Católica de Lisboa para a RTP indica que Seguro obteve entre 30% e 35% dos votos. André Ventura, do Chega, aparece em segundo lugar, com 20% a 24%, e mantém chances de avançar à etapa final.
Na sequência estão João Cotrim de Figueiredo, da Iniciativa Liberal, com 17% a 21%, o almirante Henrique Gouveia e Melo, com 11% a 14%, e Luís Marques Mendes, com 8% a 11%.
O segundo turno está marcado para 8 de fevereiro.
Será a primeira vez em quatro décadas que a Presidência portuguesa será decidida em segundo turno. A última vez em que isso ocorreu foi em 1986, quando o socialista Mário Soares venceu a disputa.
Rejeição
Apesar do desempenho que o mantém competitivo, André Ventura tem rejeição elevada nas simulações de segundo turno.
Pesquisas indicam que ele perderia para Seguro, que teria 66% das intenções de voto, contra 25% do candidato do Chega.
A campanha de Ventura foi marcada por polêmicas. Durante o processo eleitoral, a Justiça determinou a retirada de cartazes considerados xenófobos direcionados a ciganos e imigrantes de Bangladesh.
Ventura também recuperou o lema do Estado Novo — “Deus, pátria e família” — ao qual acrescentou a palavra “trabalho”.
Em meio à apuração neste domingo, o candidato do Chega afirmou que irá “agregar a direita a partir de hoje”.
“Hoje é importante dizer que o socialismo não deve continuar a ser poder em Portugal. Ora, numa direita fragmentada, nós temos que medir o reconhecimento do nosso trabalho pelos eleitores, por quem liderar essa direita. O fato de os eleitores me terem dado, segundo todas as projeções que vi, a liderança dessa direita me deixa muito orgulhoso, muito orgulhoso”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)