Alexandre Soares na Crusoé: A maestria oratória de Kamala Harris
Parece um meta-texto, isto é, um texto sobre textos e a maneira didática de escrever textos. Mas é um texto sobre Kamala Harris — que fala exatamente assim
Isto é um texto. Um texto é um negócio que a gente usa pra dizer as coisas, só que é para dizer escrevendo, não para dizer falando. Mas isto é um texto e além de ser um texto é também um primeiro parágrafo. É um texto, mas não é o texto inteiro, é o primeiro parágrafo que vem na frente do texto. (Mas, pensando bem, já é o texto.)
Este aqui é o segundo parágrafo. Ele é sobre a Kamala Harris, candidata democrata à presidência dos Estados Unidos. O primeiro parágrafo não era sobre a Kamala Harris, era sobre parágrafos e textos. Mas o segundo parágrafo é sobre a Kamala Harris. Ou na verdade não, ele é sobre o que tem de diferente entre o primeiro e o segundo parágrafo. Mas o terceiro parágrafo vai ser sobre a Kamala Harris.
Kamala Harris fala assim como eu estou escrevendo. Ela é considerada uma mestre da oratória, acho eu (deve ter pelo menos um jornalista que ache isso), e tem um estilo peculiar de se expressar que lembra Cícero quando ele falava dormindo. Ela falou, por exemplo:
“A Ucrânia é um país na Europa. Ela existe do lado de um país chamado Rússia. A Rússia é um país maior. A Rússia é um país poderoso. A Rússia decidiu invadir um país menor que chama Ucrânia. Então, basicamente, isso é errado.”
As agências de checagem disseram que isso estava fora de contexto. O contexto é que era uma entrevista de rádio, e que o entrevistador pediu para a Kamala explicar a situação da Ucrânia para alguém que não entende muito da geopolítica da área. Ela respondeu desse jeito, pausando bastante as palavras. Isso muda tudo, obviamente. Parece um raciocínio mais inteligente e complexo quando você entende o contexto.
O jeito de Kamala falar é simples e didático, de um jeito que empolga as multidões. Não multidões de muitas pessoas, mas multidões de pessoas isoladas aqui e ali, e não empolgadas…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)