Alerta de detritos espaciais na Alemanha gera discussões sobre risco e poluição
Explore como detritos espaciais impactam a Alemanha e o risco global. Saiba mais sobre a queda de lixo espacial e sua toxicidade.
O pallet de baterias da Estação Espacial Internacional (ISS) alarmou o Departamento Federal de Proteção Civil e Assistência a Desastres da Alemanha (BBK) que emitiu um alerta no dia 7 de março de 2024 para os próximos dois dias. Autoridades previam a possibilidade de detritos espaciais sobrevoarem ou até mesmo caírem sobre o território alemão.
O que aconteceu ao lixo espacial?
No dia 8 de março, confirmou-se que o objeto, semelhante ao tamanho de um carro SUV e pesando cerca de 2,6 toneladas, queimou em sua reentrada na atmosfera, principalmente acima da América Central. Destroços menores teriam caído no oceano Atlântico, entre a Guatemala e a Flórida. Na Alemanha, algumas pessoas conseguiram observar uma “trilha brilhante” no céu, fruto do voo do lixo espacial numa altitude de 139 quilômetros.
É comum lixo espacial cair na Terra?
Apesar do alarmismo recente, a queda de lixo espacial na Terra não é um fenômeno raro e acontece há décadas. Especialistas afirmam que é altamente improvável que algum desses detritos atinja uma pessoa. Conforme a Agência Espacial Europeia (ESA), detritos espaciais entram não controlados na atmosfera terrestre quase todas as semanas. Entre os anos de 1960 a 2000, a média era de 500 pedaços de lixo espacial caindo por ano, número que aumentou consideravelmente nos últimos anos, chegando a 2,5 mil pedaços em 2022 e 1,5 mil em 2023.
Que tipos de detritos espaciais caem na Terra?
Calcula-se que cerca de 44 toneladas de material meteorítico caem diariamente na Terra, sendo que 95% disso queima ao entrar na atmosfera. A maior parte do lixo espacial que atinge a superfície terrestre são detritos de fragmentação de cargas úteis de espaçonaves, ou seja, objetos que se quebram ou se soltam de uma nave após alguma explosão ou colisão.
Outros detritos comuns são os objetos relacionados a missões de foguetes e os liberados intencionalmente após cumprirem seu propósito. Além disso, as colisões entre satélites e armas antissatélites também têm aumentado a quantidade de detritos no espaço.
Os detritos espaciais são tóxicos?
Alice Gorman, especialista em detritos espaciais, alerta que os detritos espaciais podem conter elementos tóxicos, como hidrazina e berílio. Quando estes detritos caem nos oceanos, podem causar a poluição marinha, embora os efeitos ainda não tenham sido totalmente investigados.
Qual é o risco real de ser atingido por detritos espaciais?
As chances de ser atingido por detritos espaciais são extremamente baixas. Segundo especialistas, a probabilidade de uma pessoa ser atingida por um meteoro é três vezes maior do que ser atingido por lixo espacial. Além disso, uma pessoa tem 65 mil vezes mais chances de ser atingida por um raio do que por um pedaço de lixo espacial.
Portanto, apesar do alerta emitido na Alemanha e da crescente quantidade de lixo espacial, o risco para os habitantes da Terra ainda é considerado baixo. Entretanto, a questão da gestão de lixo espacial e a sua potencial toxicidade são questões que precisam de atenção no futuro próximo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)