Agência da UE vai investigar se ensaios clínicos da Sputnik V violaram padrões éticos
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) vai começar na semana que vem uma investigação para apurar se os ensaios clínicos da vacina russa Sputnik V violaram padrões éticos ou científicos...
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) vai começar na semana que vem uma investigação para apurar se os ensaios clínicos da vacina russa Sputnik V violaram padrões éticos ou científicos. A reportagem foi publicada nesta quarta (7) pelo Financial Times.
O governo da Rússia disse que militares e funcionários públicos participaram dos estudos. A Reuters relatou que alguns participantes disseram que foram pressionados pelos chefes a participar.
Kirill Dmitriev, chefe do Fundo Russo de Investimentos Diretos, que bancou os ensaios, negou ao Financial Times que tenha havido coerção, dizendo: “Não houve pressão [sobre os participantes] e a Sputnik V cumpriu todas as práticas clínicas”.
A conclusão da EMA sobre a condução dos ensaios clínicos é necessária antes que a agência dê um veredito sobre a aprovação da Sputnik V para uso nos países da União Europeia. Contudo, a Hungria e a Eslováquia já ompraram doses da vacina russa, aprovadas separadamente pelos governos nacionais.
Dmitriev destacou ao jornal britânico que a Spunik V já foi aprovada em 59 países.
Leia também: Anvisa vai enviar missão à Rússia para inspecionar instalações da Sputnik V
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)