Túnel submarino mais rápido do mundo entra em funcionamento, liga ilhas em minutos e é o novo queridinho da engenharia mundial

17.12.2025

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Túnel submarino mais rápido do mundo entra em funcionamento, liga ilhas em minutos e é o novo queridinho da engenharia mundial

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Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 17.12.2025 14:29 comentários
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Túnel submarino mais rápido do mundo entra em funcionamento, liga ilhas em minutos e é o novo queridinho da engenharia mundial

No total, o túnel possui 53,85 quilômetros de extensão, sendo cerca de 23,3 quilômetros sob o fundo do mar, a aproximadamente 140 metros abaixo do leito marinho.

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Túnel submarino mais rápido do mundo entra em funcionamento, liga ilhas em minutos e é o novo queridinho da engenharia mundial
Túnel submarino mais rápido do mundo entra em funcionamento, liga ilhas em minutos e é o novo queridinho da engenharia mundial (Imagem ilustrativa)

O túnel submarino do Shinkansen no Japão liga as ilhas de Honshu e Hokkaido pelo estreito de Tsugaru, permitindo que trens de alta velocidade e cargas cruzem o fundo do mar com segurança, em uma das obras de engenharia ferroviária mais extensas e complexas do mundo, ativa desde 1988 e ainda estratégica para o país.

O que é o túnel submarino do Shinkansen no Japão

O trecho submarino do Shinkansen faz parte do Túnel Seikan, que conecta Aomori, em Honshu, a Hokkaido, ao norte do arquipélago japonês.

No total, o túnel possui 53,85 quilômetros de extensão, sendo cerca de 23,3 quilômetros sob o fundo do mar, a aproximadamente 140 metros abaixo do leito marinho.

Essa configuração permite a circulação contínua de trens de passageiros e de carga sem depender de balsas ou aviões.

Desde sua abertura em 1988, o Túnel Seikan funciona como elo estratégico entre duas áreas importantes do Japão, operando durante todo o ano, mesmo sob clima rigoroso e mares agitados.

Como funciona o trecho submarino do Shinkansen

O funcionamento do túnel submarino é baseado em um sistema de via projetado para receber o Hokkaido Shinkansen e trens de carga, exigindo sinalização especial, ventilação robusta e controle rigoroso de velocidade.

Na parte submersa, a velocidade é limitada em comparação a trechos de superfície, priorizando estabilidade e segurança operacional.

Para sustentar essa operação, o túnel conta com estações subterrâneas técnicas, como Tappi Kaitei e Yoshioka Kaitei, que servem como pontos de emergência e apoio à manutenção.

Antes da lista a seguir, é importante destacar que diversos sistemas tecnológicos trabalham em conjunto para garantir a segurança e a confiabilidade do corredor submarino.

  • Controle de velocidade específico no segmento submarino;
  • Sinalização adaptada para longos túneis;
  • Ventilação forçada para renovação constante do ar;
  • Equipamentos de combate a incêndio distribuídos ao longo do trajeto;
  • Monitoramento remoto em tempo real de sistemas elétricos e estruturais.

Leia também: Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa hoje

Quais são os principais dados e curiosidades sobre o Túnel Seikan

A construção do Túnel Seikan começou em 1971 e foi concluída em 1988, após quase duas décadas de escavações sob forte risco sísmico e condições geológicas complexas.

Para lidar com infiltrações, pressão da água do mar e solos instáveis, foram usadas cerca de 2.900 toneladas de explosivos e mais de 168.000 toneladas de aço.

Com o avanço do sistema de trens-bala, o túnel foi adaptado para receber o Hokkaido Shinkansen, que passou a operar ali em 2016.

Atualmente circulam em torno de 50 trens por dia, combinando serviços de carga e passageiros, com ajustes para reduzir vibrações, ruídos e planejar horários que conciliem trens rápidos e composições mais lentas.

No total, o túnel possui 53,85 quilômetros de extensão, sendo cerca de 23,3 quilômetros sob o fundo do mar, a aproximadamente 140 metros abaixo do leito marinho.
No total, o túnel possui 53,85 quilômetros de extensão, sendo cerca de 23,3 quilômetros sob o fundo do mar, a aproximadamente 140 metros abaixo do leito marinho (Imagem Ilustrativa)

Qual é a importância do túnel submarino para o sistema ferroviário japonês

O túnel submarino do Shinkansen tem papel central na integração territorial do Japão, ao oferecer uma rota ferroviária protegida do clima entre Honshu e Hokkaido.

Em um arquipélago sujeito a tufões, nevascas intensas e atividade sísmica, essa ligação reduz a vulnerabilidade logística e garante maior estabilidade no transporte.

Além do impacto prático, o Túnel Seikan é um marco da engenharia ferroviária e referência em estudos sobre túneis de grande porte.

A experiência obtida contribuiu para aprimorar técnicas de escavação profunda, impermeabilização e segurança, mantendo a infraestrutura em operação por décadas com manutenção rigorosa e planejamento de longo prazo.

Como o Túnel Seikan influencia o futuro do transporte no Japão

O Túnel Seikan fortalece o papel dos trens de alta velocidade como alternativa eficiente a rotas aéreas domésticas, especialmente em distâncias médias.

Sua operação integrada ao Hokkaido Shinkansen amplia o alcance da malha de alta velocidade, incentivando deslocamentos mais sustentáveis e confiáveis.

Ao mostrar que grandes obras subterrâneas podem permanecer seguras por décadas, o túnel também serve de base técnica para novos projetos de infraestrutura no Japão e em outros países.

Essa combinação de alcance, precisão e confiabilidade segue inspirando melhorias contínuas no transporte ferroviário de longa distância.

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