Ruas de condomínio de luxo são asfaltadas com dinheiro de emenda parlamentar
Ruas do condomínio conhecido como a “Beverly Hills paulista” foram recapeadas com recurso de emenda Pix do deputado Fábio Teruel
As ruas do Residencial Tamboré 1, um condomínio de altíssimo padrão em Barueri (SP), foram recapeadas com dinheiro de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP, foto), que mora no condomínio.
A obra foi feita com 2,2 milhões de reais de uma emenda Pix, parte de um pacote de 11 milhões de reais enviados por Teruel à prefeitura da cidade.
O condomínio é conhecido como a “Beverly Hills paulista”, com mansões milionárias, estrutura de clube e moradores famosos, como Deolane Bezerra, Fiuk e Camila Loures.
Leia também: Quem paga se a criança quebra algo nas áreas comuns?
Deputado se explica
Teruel divulgou uma nota para dizer que “a emenda parlamentar em questão foi destinada à Prefeitura Municipal de Barueri com uma finalidade ampla, voltada à melhoria da infraestrutura urbana.”
Segundo o deputado federal, “a definição sobre onde e como aplicar os recursos enviados pelos deputados aos municípios compete, única e exclusivamente, às Prefeituras”.
A nota segue, dizendo o seguinte:
“Essas decisões são baseadas em planejamento técnico e nas prioridades estabelecidas pelos órgãos competentes da própria administração municipal, sem qualquer tipo de interferência, indicação ou conhecimento prévio por parte dos parlamentares.
A atuação do deputado federal limita-se à viabilização e à liberação dos recursos, cabendo à gestão municipal a prerrogativa e a responsabilidade técnica integral pela definição e execução das obras.
Todas as emendas seguem critérios legais, com transparência e fiscalização pelos órgãos de controle. Os dados são públicos – inclusive os desta emenda –, e estão disponíveis nos sistemas oficiais de transparência a qualquer cidadão.”
Leia também: O que fazer quando um vizinho age como se fosse o dono do prédio?
Prefeitura de Barueri
A Prefeitura de Barueri também se explicou, com a seguinte nota:
“Em resposta aos questionamentos sobre o recapeamento asfáltico em determinadas localidades de Barueri, cumpre à Municipalidade esclarecer os seguintes pontos:
1. Diferentemente do que foi publicado, os locais beneficiados pelas obras de recapeamento, em especial a região conhecida como Tamboré I, estão legalmente constituídos como associação de moradores. Trata-se, portanto, de áreas cujas vias internas são públicas e, acordo com a legislação vigente, a manutenção das vias públicas é de competência do Poder Público Municipal.
Sendo assim, cabe à Prefeitura realizar obras de recapeamento, conservação e melhoria de sua infraestrutura.
2. As emendas parlamentares destinadas ao Município são recursos públicos com vinculação específica ao objeto e determinado no respectivo plano de trabalho. No presente caso, tais verbas foram utilizadas rigorosamente dentro dos parâmetros legais, para a pavimentação de diversas vias públicas do Município, inclusive do Tamboré I e ruas adjacentes, sem que isso signifique qualquer privilégio.
3. O recapeamento asfáltico foi executado no âmbito do Plano de Ação nº 09032024-074591, custeado com recursos federais provenientes de transferência especial (Emenda Parlamentar). Esses recursos viabilizaram intervenções tanto em Tamboré I quanto nas vias externas adjacentes, onde se concentram grandes galpões logísticos e ocorre intenso fluxo de veículos de carga pesada, sendo certo que a seleção das áreas contempladas baseou-se em laudos de engenharia que demonstraram elevado grau de degradação do pavimento em razão do aumento do tráfego e das precipitações sazonais, com o aparecimento de fissuras, buracos e deformações mecânicas.
Desse modo, a Prefeitura de Barueri reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e o interesse público, estando à disposição dos órgãos de imprensa e da população para quaisquer esclarecimentos adicionais.”
Por Rafael Bernardes, CEO do Síndicolab, e Felipe Faustino, do Faustino & Teles Advogados
Leia mais: Férias escolares: como preparar áreas comuns para os pequenos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
05.07.2025 09:12Alguém com mais de 14 anos de idade duvidou que isso aconteceria?
José
27.06.2025 23:41Quanto cinismo!!!