Saiba quais serviços foram afetados pela queda da AWS
Pane na AWS impacta 500 empresas, incluindo bancos e mídia. Descubra como o apagão cibernético afetou o mundo
O episódio de instabilidade nos serviços do Amazon Web Services (AWS) destacou mais uma vez a dependência crítica de empresas de múltiplos setores em plataformas de computação em nuvem. Na madrugada da última segunda-feira (20), mais de 500 companhias foram afetadas por um apagão cibernético que comprometeu suas operações temporariamente.
Entre os serviços afetados estavam gigantes de diversas áreas, incluindo o comércio eletrônico, tecnologia, educação e entretenimento. Esta interrupção temporária também impactou serviços próprios da Amazon, como a assistente virtual Alexa e o serviço de streaming Prime Video, prejudicando tanto empresas quanto usuários finais.
Como a instabilidade da AWS impactou os negócios globalmente?
A queda nos serviços da AWS provocou um efeito em cascata, atingindo setores bancários, companhias aéreas, aplicativos de entrega, plataformas de mídia, entre outros. Aplicativos populares como Mercado Livre, iFood, e plataformas de jogos como Roblox e Fortnite também estiveram fora do ar. O blecaute ilustrou a vulnerabilidade de serviços que, embora pareçam robustos no dia a dia, são suscetíveis a falhas técnicas em infraestrutura crítica.
🚨 Divulgada a lista de TODOS OS SERVIÇOS populares que estão sendo afetados pela queda da Amazon AWS. Desconfia-se de muitos mais que não estão na lista.
— Winkazi (@Winkazi) October 20, 2025
Serviços populares como Fortnite, Roblox, Clash Of Clans, Epic Games, PIX, Mercado Pago, Mercado Livre, Claro, PicPay entre… pic.twitter.com/XEeErJpuBM
O impacto foi monitorado por serviços como o Downdetector, que registrou um número elevado de relatórios sobre a interrupção. Segundo informações, foram cerca de 6,5 milhões de notificações globais, indicando a magnitude do problema e a interconexão crescente entre os serviços digitais.
Quais foram as causas e a duração da interrupção?
Embora a instabilidade tenha durado apenas algumas horas, com a AWS informando que o problema foi resolvido às oito da manhã (horário de Brasília), as causas permanecem obscuras. Relatos apontam para uma falha no DNS (sistema de nomes de domínio), mas detalhes adicionais não foram completamente esclarecidos. Entender a raiz desses problemas pode ser complexo devido à intricada infraestrutura que suporta serviços em nuvem desta magnitude.
Qual é a probabilidade de novas falhas no sistema da AWS?
Sistemas complexos como o AWS são projetados para minimizar interrupções; contudo, a possibilidade de falhas técnicas não pode ser completamente eliminada. Empresas que dependem de serviços em nuvem frequentemente investem em estratégias de contingência para mitigar os riscos de interrupções inesperadas. Isso inclui a implementação de soluções redundantes e a diversificação de provedores de serviços em nuvem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)