Ator de dorama é investigado por sonegação fiscal
Cha Eun-woo teria criado empresa com a mãe para reduzir impostos e está sendo investigado pela Receita Federal de Seul
Cha Eun-Woo está sendo investigado pela Receita Federal de Seul, capital da Coreia do Sul, sob suspeita de sonegação fiscal. O ator de dorama e cantor, membro do grupo de K-Pop ASTRO, teria recebido uma cobrança adicional superior a 20 bilhões de won (cerca de R$ 72 milhões) referente a imposto de renda e outras obrigações tributárias.
De acordo com o site Edaily, o órgão fiscal coreano contesta a estrutura de arrecadação de renda do artista. Apesar de vinculado à agência de entretenimento Fantagio, Cha Eun-Woo teria criado uma empresa em nome da própria mãe e firmado contratos de prestação de serviços tanto com a agência quanto com essa empresa, dividindo sua receita.
Ator de dorama teria aberto empresa para fraudar impostos
A suspeita é de que a empresa familiar funcionava como uma fachada, usada para reduzir a carga tributária sem a realização efetiva de atividades comerciais. O Serviço Nacional de Impostos considera que essa estrutura pode configurar um caso de sonegação fiscal, o que gerou o início da investigação e a cobrança milionária.
A agência Fantagio se manifestou por meio de comunicado oficial. “A questão central neste caso é se a empresa constituída pela mãe de Cha Eun-Woo se enquadra na categoria de entidade sujeita à tributação. Nada foi confirmado ou notificado oficialmente até o momento, e pretendemos esclarecer ativamente a questão de acordo com os procedimentos legais”, informou.
Artista diz ser inocente
No mesmo comunicado, a empresa afirmou que o artista e seu representante fiscal “cooperarão diligentemente” com o processo. “Garantimos que Cha Eun-Woo continuará, como cidadão deste país, a cumprir fielmente suas obrigações fiscais e legais”, concluiu a Fantagio, sem dar mais detalhes sobre prazos ou consequências do processo.
Além de integrante do ASTRO, Cha Eun-Woo é conhecido por sua carreira como ator em doramas como Beleza Verdadeira (2020) e A Ilha (2022). Na música, já emplacou singles como Stay, com mais de 14 milhões de reproduções no Spotify, e All Night, que soma 44 milhões de streams com o grupo ASTRO.
Confira mais notícias sobre mídia e entretenimento no TV Pop, parceiro editorial de O Antagonista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)