O carro 1.0 que lidera em consumo pode não ser o que você imagina
Veja quais são os carros 1.0 mais econômicos do Brasil em 2025 com dados atualizados do Inmetro.
Os carros com motores 1.0, que surgiram no Brasil nos anos 1990 como uma opção econômica devido a incentivos fiscais, continuam a ser uma escolha popular entre os consumidores. Com o passar dos anos, esses veículos evoluíram em termos de potência e tecnologia, mantendo-se relevantes no mercado. Atualmente, eles são oferecidos em diversas configurações, incluindo hatches, sedãs e até SUVs compactos, como o Citroën Basalt.
Com a implementação das novas regras de emissão do Proconve L8 em janeiro de 2025, o consumo de combustível dos carros 1.0 tornou-se um ponto de interesse significativo. O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) fornece dados padronizados que permitem comparar o consumo de diferentes modelos. A seguir, uma análise do consumo de alguns dos principais modelos 1.0 aspirados disponíveis no mercado brasileiro.
Quais são os modelos 1.0 mais econômicos da Chevrolet?
A Chevrolet, conhecida por seus modelos pioneiros como o Chevette e o Corsa, continua a oferecer veículos 1.0 com destaque para o Onix e o Onix Plus. Ambos utilizam um motor de três cilindros que entrega 80 cv com gasolina e 82 cv com etanol. O câmbio manual de 6 marchas é um diferencial que contribui para a eficiência no consumo.
- Onix 1.0: 9,6 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada com etanol; 13,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada com gasolina.
- Onix Plus 1.0: 9,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com etanol; 13,9 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada com gasolina.
Como a Citroën se posiciona no mercado de carros 1.0?
A Citroën, parte do grupo Stellantis, aposta em modelos de entrada como o C3 e o SUV Basalt, ambos equipados com o motor 1.0 Firefly. Este motor é projetado para oferecer bom torque em baixas rotações, com 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol, e utiliza um câmbio manual de 5 marchas.
- Citroën C3: 9,3 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol; 13,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina.
- Citroën Basalt: 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol; 13,2 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina.
Quais são as opções da Fiat com motores 1.0?
A Fiat é uma das marcas que mais utiliza motores 1.0 em sua linha, equipando modelos como o Mobi, Argo e Cronos com o motor Firefly de três cilindros. Este motor oferece 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol, todos com câmbio manual de 5 marchas.
- Fiat Mobi: 9,8 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol; 14 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina.
- Fiat Argo: 9,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol; 13,6 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina.
- Fiat Cronos: 9,7 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com etanol; 13,4 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com gasolina.

O que esperar dos carros 1.0 da Hyundai e Renault?
A Hyundai continua a investir em motores 1.0 de três cilindros, presentes no HB20 e HB20S. Com 75 cv com gasolina e 80 cv com etanol, esses modelos oferecem um bom equilíbrio entre desempenho e economia. Já a Renault, após descontinuar modelos como Logan e Sandero, mantém o Kwid como seu principal representante no segmento 1.0, com um motor que entrega 68 cv com gasolina e 71 cv com etanol.
- Hyundai HB20: 9,9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol; 13,3 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina.
- Renault Kwid: 10,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol; 14,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina.
Os carros 1.0 continuam a ser uma escolha viável para muitos consumidores brasileiros, oferecendo uma combinação de economia e praticidade. Com a evolução das tecnologias e a introdução de novas regulamentações, espera-se que esses modelos continuem a se adaptar às necessidades do mercado.
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