O Comentarista: por que os venezuelanos não migram para Cuba?
Um infográfico publicado pelo Council on Foreign Relations mostra o destino dos mais de 3 milhões de venezuelanos que deixaram o país para escapar do socialismo de Nicolás Maduro. Para surpresa de ninguém, o infográfico não mostra um só venezuelano que tenha migrado para Cuba...
Um infográfico publicado pelo Council on Foreign Relations mostra o destino dos mais de 3 milhões de venezuelanos que deixaram o país para escapar do socialismo de Nicolás Maduro. Cerca de 80% deles permanecem na América Latina, sendo a Colômbia e o Peru os principais destinos dos imigrantes e refugiados.
Para surpresa de ninguém, o infográfico não mostra um só venezuelano que tenha migrado para Cuba, o paraíso socialista e país com maior influência em Caracas.
O Comentarista explica o tamanho da crise migratória, sua relação com Cuba, e seus efeitos no Brasil.
– Crise na Venezuela pode passar a da Síria
Há estimativas diferentes sobre o número de imigrantes que deixam a Venezuela, mas a quantidade é sempre grande. Para a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 3,4 milhões de venezuelanos haviam deixado o país até janeiro deste ano. Mas reportagem da The Economist em agosto de 2018 avaliava que o número já poderia ter chegado a 4 milhões.
“O fluxo pode acabar ultrapassando os 6 milhões que fugiram da guerra civil na Síria”, diz o texto.
Sim, Maduro pode acabar deslocando mais gente do que Assad.
O texto continua AQUI, somente para assinantes de O Antagonista+.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)