Fake: Governo Bolsonaro levou 33 milhões à fome e 100 milhões à pobreza
O presidente Lula (PT; foto) distorceu os fatos em seu discurso de posse agora há pouco no Congresso Nacional ao acusar o governo Bolsonaro de levar 33 milhões à fome e 100 milhões à pobreza...
O presidente Lula (PT; foto) distorceu os fatos em seu discurso de posse no Congresso Nacional, ao acusar o governo Bolsonaro de levar 33 milhões de brasileiros à fome e 100 milhões à pobreza.
“Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”, disse Lula.
Ao longo da campanha eleitoral, o petista associou esses dados, em especial os 33 milhões em situação de fome, aos governo Bolsonaro.
Entretanto, o presidente omitiu os impactos econômicos da Covid-19 e da guerra na Ucrânia. No discurso, ele citou a pandemia, mas apenas como crise sanitária, e nem mencionou o conflito armado europeu.
O PIB do Brasil caiu em 4,3% no primeiro ano da pandemia, segundo o IBGE.
A guerra, por sua vez, impulsionou a inflação do trigo, principal commodity exportada pela Ucrânia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, a inflação sobre a farinha de trigo cresceu 1,94% no primeiro mês do conflito, acima da média de 0,47%.
Entenda a classificação:
Real: notícias e informações quem podem ser verificadas com documentos ou dados concretos e ostensivos
Fake: notícias ou informações, normalmente inventadas, que não correspondem a fatos e dados conhecidos
Alerta: notícias ou informações com conteúdo parcialmente verdadeiro, mas normalmente manipulado, ou sem possibilidade de comprovação por dados concretos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)