Rodolfo Borges na Crusoé: “Os influencers não se machucam”
Estrelas das redes sociais revigoram o mercado do boxe, carente das lutas de seus maiores campeões, diz Rodolfo Borges na Crusoé...
Estrelas das redes sociais revigoram o mercado do boxe, carente das lutas de seus maiores campeões, diz Rodolfo Borges na Crusoé.
“Guy Debord escreveu, na década de 1960, que ‘o espetáculo é a reconstrução material da ilusão religiosa’. O francês publicou A Sociedade do Espetáculo (Contraponto) na expectativa de conter o que classificou como sociedade espetacular, como deixou bem claro em prefácio publicado em 1992, no qual reafirmava tudo o que havia escrito no livro. Morreu dois anos depois, sem saber que sua derrota nessa batalha contra as imagens e os “consumidores de ilusões” seria ainda mais retumbante após a chegada da internet. Depois da criação das redes sociais, então, Guy Debord tem apanhado mais do que Whindersson Nunes para King Kenny.”
“Os influenciadores ocuparam o vácuo deixado pelos lutadores profissionais de boxe, celebra The Economist. Na ausência das grandes estrelas, como Tyson Fury, que subiu num ringue uma única vez nos últimos 18 meses, ou o peso-pesado americano Deontay Wilder, que não luta há mais de um ano, youtubers como os irmãos Logan e Jake Paul se encarregam de entreter o público sedento por alguma ação. As lutas de influencers reúnem multidões reais e virtuais, cultivadas pelas personalidades da internet por razões que até outro dia não tinham a ver com boxe, como pegadinhas e piadas.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)