Rodolfo Borges na Crusoé: “Como explicar o Botafogo?”
Tornou-se impossível analisar o futebol sem estatísticas, mas o jogo insiste em permanecer imprevisível, diz Rodolfo Borges na Crusoé...
Tornou-se impossível analisar o futebol sem estatísticas, mas o jogo insiste em permanecer imprevisível, diz Rodolfo Borges na Crusoé…
“O Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro há 10 rodadas. Não tinha uma campanha tão boa desde 2007, quando encabeçou o mesmo campeonato por nove semanas seguidas — naquela ocasião, terminou a temporada em nono lugar. Após amargar três rebaixamentos (2002, 2014 e 2020) e passar quase 30 anos sem um título de expressão, o alvinegro foi ao Allianz Parque no último fim de semana e bateu o poderoso Palmeiras, consolidando uma liderança folgada na tabela.”
“Obviamente a transformação do clube em empresa desempenha algum papel nessa história, mas ninguém em sã consciência teria previsto um resultado tão rápido. É possível, contudo, que algum número ou estatística explique o que está acontecendo. É a tese de Expected Goals (Mudlark), publicado em setembro passado por Rory Smith.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)