Rodolfo Borges na Crusoé: A extensão do domínio de bola
O domínio da luta se estendeu para os gramados. “O liberalismo econômico é a extensão do domínio da luta, sua extensão a todas...
O domínio da luta se estendeu para os gramados. “O liberalismo econômico é a extensão do domínio da luta, sua extensão a todas as idades da vida e a todas as classes da sociedade. Da mesma forma, o liberalismo sexual é a extensão do domínio da luta, sua extensão a todas as idades da vida e a todas as classes da sociedade”, escreveu Michel Houellebecq em… Extensão do domínio da luta (Flammarion). E escreveu mais: “Existe um sistema baseado em domínio, dinheiro e medo — um sistema bastante masculino, vamos chamá-lo de Marte; há um sistema feminino baseado em sedução e sexo, vamos chamá-lo de Vênus. É tudo. É realmente possível viver e acreditar que não há mais nada além disso?”.
A Copa do Mundo de futebol feminino começou nesta quinta-feira, 19, de olho na Copa do Mundo de futebol masculino. É natural que as jogadoras se mirem no estrelado mercado dos jogadores, mas as comparações geram expectativa inalcançáveis e uma animosidade improdutiva. Reivindicar condições dignas de competição é totalmente legítimo, mas cobrar pagamentos iguais não faz sentido. As escalas dos torneios mal se comparam. A última Copa feminina atraiu a audiência de 1,12 bilhão de pessoas, 31% dos 3,57 bilhões que assistiram ao torneio masculino um ano antes, em 2018. Pela comparação, o pagamento justo para as mulheres deveria ser um terço do reservado aos homens.
De tanto martelarem, as jogadoras da seleção americana fecharam um acordo com os compatriotas do time masculino: dividirão entre os componentes dos dois selecionados os prêmios que receberem nos campeonatos. Se os jogadores do EUA não enxergam problema em ganhar proporcionalmente menos, ótimo. Mas eles o fazem por cortesia — e também porque provavelmente não dependem desse dinheiro. As jogadoras da Austrália, que sedia junto com a Nova Zelândia o torneio que começa nesta semana, devem estar de olho na combinação dos americanos.
A meio-campista australiana…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)