Clubes do Nordeste buscam reconhecimento de título nacional
Sport, Ceará e Fortaleza, juntamente com as federações pernambucana e cearense, pretendem solicitar o reconhecimento do Torneio Norte-Nordeste como título nacional.
Os clubes do Nordeste Sport, Ceará e Fortaleza, juntamente com as federações pernambucana e cearense, pretendem solicitar o reconhecimento do Torneio Norte-Nordeste como título nacional.
A recorrência nos últimos 14 anos de competições sendo reconhecidas como edições do Campeonato Brasileiro pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), incentivou os clubes a buscarem este reconhecimento.
Torneio Norte-Nordeste e seu contexto
Com a falta de representatividade dos times nordestinos e mais ainda, nenhuma representatividade dos times nortistas nas competições nacionais, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) criou, em 1968, o Torneio Norte-Nordeste e também a Centro-Sul.
A finalidade principal dessas competições, além de preencher o calendário esportivo depois dos estaduais, era definir quem seria o representante brasileiro na Copa Libertadores.
O Sport Recife foi vencedor da primeira edição da competição em 1968, e nas edições seguintes (em 1969 e 1970, respectivamente) o campeão foi a dupla do estado do Ceará: Ceará e Fortaleza.
Em 1971, foi criado o Campeonato Nacional de Clubes, marcando o nascimento oficial do Campeonato Brasileiro.
Clubes do Nordeste querem reconhecimento de título nacional
Após o reconhecimento pela CBF dos títulos do Robertão e da Taça Brasil como edições do Campeonato Brasileiro, os clubes nordestinos veem a possibilidade de ter o Torneio Norte-Nordeste também reconhecido como competição nacional.
As informações dão conta que uma reunião entre representantes dos clubes e das federações deve acontecer em Recife.
Para ajudar na validação dos títulos, será enviado à CBF uma reunião de documentos, áudios de gols, fotos das taças que estão expostas nas sedes dos clubes e outros arquivos.
Em declaração à rádio O Povo CBN, o presidente do Conselho Deliberativo do Ceará, José Barreto Filho, afirmou que “não seria difícil” essa unificação acontecer na CBF.
Os torcedores e diretorias dos clubes, bem como de todos os torcedores nordestinos, esperam ansiosamente pela decisão da Confederação Brasileira de Futebol.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)