Bebeto, atacante do Tetra, completa 60 anos
Jogador tem uma carreira marcada por muitos títulos, entre eles, o Tetra campeonato mundial de futebol pela seleção brasileiras na Copa do Mundo de 1994.
Considerado uma das maiores estrelas do futebol brasileiro e mundial da sua época, o baiano José Roberto Gama de Oliveira, mais conhecido como Bebeto, o atacante do Tetra, completou 60 anos nessa sexta-feira, 16.
Bebeto tem uma carreira marcada por muitos títulos, entre eles, o Tetra campeonato mundial de futebol pela seleção brasileiras na Copa do Mundo de 1994, onde foi o atacante do time ao lado de Romário.
Com início promissor nas categorias de base do Bahia e posteriormente no rival Vitória, Bebeto afirmou sua marca em grandes clubes do Brasil e do mundo.
Da Bahia para o mundo: o início da carreira de Bebeto
Aos 19 anos, Bebeto deu o primeiro grande passo para o reconhecimento mundial ao conquistar a Copa do Mundo Sub-20, compartilhando o time com nomes como Jorginho, Dunga, Geovane e Mauricinho.
Esse título abriu portas para Bebeto no futebol nacional e em 1983 ele estava vestindo a camisa do Flamengo ao lado de Zico, Adílio, Júnior, Leandro, Mozer e muitos outros craques do futebol brasileiro.
A carreira fulgurante de Bebeto foi temporariamente interrompida em 1984 pelo trágico acidente de carro que tirou a vida de seu irmão Nilton e do zagueiro Figueiredo, que também jogava pelo Flamengo.
O abalo emocional foi tão grande que Bebeto quase desistiu do futebol.
Mas, com o apoio da diretoria do Flamengo, que trouxe a família do atleta para o Rio de Janeiro, Bebeto encontrou forças para continuar e, em 1986, conquistou o título carioca pelo clube carioca.
Bebeto e Romário: parceiro do atacante na Copa do Tetra
Bebeto ganhou destaque não só por suas atuações em clubes, mas também na seleção brasileira.
Em 1988, começou uma parceria com Romário que renderia muitos frutos para o Brasil.
Em 1994, novamente junto a Romário, Bebeto foi protagonista na conquista do quarto título mundial pelo Brasil após um jejum de mais de duas décadas.
A carreira internacional de Bebeto
Em 1992, Bebeto decidiu seguir carreira na Europa, assinando contrato com o Deportivo La Coruña, da Espanha.
Durante sua carreira europeia, consolidou-se como ídolo, ganhando dois títulos da Copa do Rei e marcando o recorde de 29 gols em 37 jogos na sua primeira temporada na Liga Espanhola.
Bebeto 60 anos: fim de carreira do atacante e legado para o futebol
Após uma carreira repleta de conquistas e de atuações memoráveis, Bebeto pendurou as chuteiras, tendo passado por clubes no México, no Japão e na Arábia Saudita, além de retornos à Gávea, ao Vitória, e ao Vasco.
Exemplos de sua contribuição para o futebol incluem os 39 gols em 75 jogos com a seleção brasileira e sua rápida adaptação em diferentes mercados futebolísticos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)